25.6.12

Super 8 é a mistura excelente do melhor de J.J Abrams com a magnífica expêriencia de Steven Spilberg


CRÍTICA com spoilers
SUPER 8

Como vocês podem ter visto no pôster acima, já nem preciso dizer o quanto fiquei impressionado com este filme... J.J Abrams cara... Com o fucking Steven fucking Spilberg? Caracas! Bem, para quem não sabe quem é o J.J, afinal, pouquíssima gente conhece seu trabalho. Abrams é o roteirista e produtor de Lost (AXN), Person of Interest (Warner Channel), Alcatraz (Warner Channel), Fringe (Warner Channel) e... De Super 8 também. Para alguém que já tenha visto alguns destes seriados, aposto que os deve ter amado. Eu mesmo conferi a série Lost desde seu primeiro capítulo até o último, apenas me decepcionei com a conclusão da história... Mas ainda sim não desprezo o rapaz, pois a criatividade dele é grande mesmo, e ele não deixou para relaxar neste termo nessa fita não.


Super 8 conta a história de quatro rapazes da quarta série, ou pelo menos alguns deles eram. Eles estavam querendo fazer um filme amador sobre zumbis, que se chama Super 8, porém, durante um dos takes em uma velha estação de trem da cidade, um acidente bizarro acaba acontecendo de forma misteriosa, e de dentro de um dos vagões, uma criatura horrenda e perturbante sai pela porta, assombrando a todos na cidade.


O filme não explica bem a origem do animal, porém deixa um mistério muito grande durante muita parte do filme em relação ao motivo de ele estar lá, e suas verdadeiras intenções. O animal é um aracnídeo em forma humana, e extremamente grande, carnívoro e altamente violento. Este é, sem dúvidas, o filme mais violento que já pude conferir de Steven Spilberg, pois ele não pretendeu censurar nenhuma das terríveis e agonizantes cenas de morte. Em uma delas por exemplo, o soldado Nelec (Noah Emmerich) está preso em um ônibus enquanto planeja sua fuga da cidade até uma estação segura, longe da ameaça, porém, seu pesadelo o persegue e ele acaba digamos, servindo de tinta para pintar o interior do ônibus.


Pelo que pude entender, após rever certas partes do filme, é que o alienígena caiu em nosso planeta por um motivo desconhecido, e sua nave, formada por pequenos cubinhos, estava sendo monitorada pela área 51, que impedia que o animal reconstruísse sua nave por conta de severos estudos com ele. E na verdade, foi esse o fator principal para que ele se tornasse tão demoníaco. Pois o animal não desejava o mal para ninguém, até o momento que ele começou a transmitir este medo e esta fúria pelos humanos transformando eles em comida (ou ração, pelo que vemos no filme).

O filme é muito interessante, e uma das coisas que mais gostei nele é que ele não é um filme de adulto apesar de todos os transtornos causados no decorrer da trama. E também não é um filme de terror, como eu imaginava, mesmo assim, confesso que fiquei um pouco assustado e até mesmo na espera de algo, pois o filme conseguiu me pegar de surpresa várias e várias vezes. Isso é raro de acontecer, ou sou eu que estou me desacostumando com esse tipo de filme mesmo xD



A parte musical do filme é bem marcante, mas ainda assim é monótona e comum as outras, de todo jeito, ela é muito bem inserida em cada contexto com cada tema, e nada melhor que Michael Giacchino para compor a trilha sonora deste filme tão fabuloso.


Bem... Ainda assim, concordo que o filme é ótimo e recomendo para todas as idades. Ao contrário de Lost, o filme é todo muito bem encaixado e o final corresponde com o desejado, porém ainda assim faltou alguns elementos. O relacionamento entre Cary (Ryan Lee) e Joe Lamb (Joel Courtney) que parece muito vago apesar de sabermos o que há entre os dois. Acaba dando aquela expectativa de que algo vá acontecer, mas o filme termina do nada, sem aquele acréscimo de 'cenas extras' para depois da conclusão.

Outra coisa também que poderia ser explorada é o próprio monstro... A origem dele, pois não se explica como ele entrou aqui de certo e nem por que entrou, afinal, ele sofreu um acidente, mas... Por que estava vindo para nossa direção? Qual é a explicação? Por que ele ficou quase 50 anos escondido e confinado? Por que ele estava no vagão do trem? Certas coisas são muito vagas, mas apesar de tudo, o filme é extremamente divertido! Recomendo para todos pois mesmo sendo filminho Sessão da Tarde, ainda assim, é um ótimo e perfeito filme para assistir com a mãe (principalmente com a mãe, apesar de eu não ter visto) ou com o pai, ou irmãos... Ou foda-se, com todo mundo! Esse filme é do caralho!


NOTA PROVISÓRIA:
 ● ●  (3/5) - Bom


2 comentários:

  1. O filme não explicar o que o animal é realmente é exatamente o charme. Por isso "O Predador" e "Alien" deram tão certo; você não sabe nada sobre o inimigo, e o filme se torna imprevisível.
    Crítica muito boa, e filme muito bom também!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo... Trazer um inimigo na qual você não sabe nada sobre ele foi um ponto forte que pode explicar o quanto tempo ele passou em estudo, sofrendo e padecendo na Terra, para depois se vingar daquela forma. Belíssimo trabalho do J.J Abrams

    ResponderExcluir