22.8.12

SLENDER E SLENDER 2: SANATORIUM = CUIDADO COM SEU CORAÇÃO




CRÍTICA

SLENDER

PS: A crítica a seguir foi feita por uma pessoa que jogou este jogo no escuro e completamente sozinho, aumentando ao máximo o seu medo para testar se tudo que o jogo oferece realmente é cumprido da maneira que se deve. BLASTER LIZARD sugere que o jogo deve ser jogado do mesmo jeito.

Slender, para aqueles que não sabem, é um jogo indie de terror baseado em um antigo folclore: um homem sem face, de aproximadamente 5 metros de altura, com 2 a 3 pares de tentáculos. Ele fica perto de escolas e dentro de bosques e parques a noite, e vigia criancinhas de dia. No momento em que alguma delas vai ao acaso para o seu encontro, ele a captura e a empala em algum galho de árvore até que a vítima agonize até a morte, depois abre o corpo da pessoa e pega todos os seus órgãos e os ensacola, logo depois colocando de volta ao corpo. Pois bem, esse é o resuminho da história.

Slender, agora falando do jogo propriamente dito, tem um esquema bem simples de controle onde W,A,S e D servem para andar, ou Botão direito do mouse serve para acender/desligar a lanterna e Shift tem a função de correr. Seu objetivo é tão simples quanto os controles também: simplismente procurar e achar oito páginas desenhadas ou/e escritas pela enorme floresta, que além de bem escura, é super ameaçadora e bem detalhada.


Aqui vai algumas dicas se você quer se dar bem em Slender

A floresta em Slender é rica em detalhes, como casas, lixões, áreas desmatadas, carros velhos espalhados pelos cantos, casas abandonadas, silos, tuneis e muros bem colocados, mas tudo isso acaba pecando em uma coisa: textura. A textura de Slender é ridiculamente feia, apesar dos gráfico em geral não ser tão ruim, tudo isso somente se deve graças ao talento da equipe de ter pensado muito bem na questão de iluminação do local.


A verdadeira história de Slender Man
O jogo também é repleto de bugs, como o monstro nascer entre as paredes, ou simplismente brotar na sua frente de maneira grotesca. E isso não aconteceu uma ou duas vezes. Talvez esta seja a principal causa para tanto medo. Pois não basta só você prestar atenção nas suas costas. Você precisa prestar muita atenção na sua frente também. Agora já está havendo vários updates para corrigir isso, mas... Do que adianta? Agora já temos uma nova versão amadora de Slender, e falando em amadora, nem curto muito usar este nome, principalmente em um jogo tão belo como Sanatorium.


Voltando para a primeira versão do jogo (tudo há seu tempo). A trilha sonora é com certeza o segundo fator que leva a imersibilidade a um level superior. Batidas de tambores (é do seu coração na verdade, mas mais parece tambores) e o ruído dos passos do Slender logo atrás de você é algo que se torna tão assustador psicologicamente falando que o jogo pede para você nunca parar de andar, mas sua mão trava de uma forma que acaba ficando impossível não realizar tal feito.

O jogo não tem muito mais coisa para se criticar, fora a genial idéia do jogo, abordando uma história bem simples e confusa no entanto, com um final tão ridículo quanto seus gráficos, o jogo trás belíssimos (ou nem tão belíssimos) sustos e é capaz de deixar até os mais corajosos com bastante medo no começo, e quando digo começo, é porque depois de dez, vinte vezes tomando susto e procurando as páginas, você já decora todo o caminho e ver o bonequinho de olinda acaba deixando de ser uma novidade desagradável.

O game é gratuito e você pode fácilmente baixá-lo no site oficial do game. Ele é feito especialmente para a imersão e o medo psicológico então nada de jogar com seus amiguinhos (pelo menos até você se acostumar com o susto) e procure sempre jogar no escuro total, nunca com algum abajur aceso para aliviar a tensão. O jogo foi feito para isso, para que as pessoas possam desfrutar do pouco que ele oferece e digo mais, este pouco que ele oferece é mais que o suficiente para dizer que ele é um ótimo jogo indie, principalmente tratando-se que ele é gratuito.
NOTA: ●   (3/5) - Bom

CRÍTICA

SLENDER SHADOW: SANATORIUM (Slender II)

Slender 2: Sanatorium é um mod criado super recentemente usando a Engine Gráfica FPS Creator, um software de criação de games bem amador, mas que gera ótimos resultados. Slender II segue o mesmo estilo e sua história se passa não muito depois de Slender 1, em um pequeno asilo/sanatório (por isso o nome) onde você deve escapar da mesma forma: pegando as oito páginas do Slender.

Levando em consideração que isso não é um mod ou um add-on (mods consideravelmente muito bem feitos), creio que este game supera consideravelmente sua versão original, pois é um jogo amador feito completamente do zero, sem modificar nenhum outro game e além de tudo isso, TAMBÉM é um jogo gratuito.

Os sons são quase todos os mesmos de Slender, porém foram aperfeiçoados os sons dos passos do personagem e a trilha sonora, que se tornou bem mais aterrorizante. O Slender aparece bem mais rápido neste game, mas as folhas também estão mais fáceis de serem encontradas.

A música não é mixada bem com o áudio interno do jogo como os passos ou o som do Slender man pois, a partir da terceira página, a música fica tão alta e repetitiva que acaba dando enjoo de jogar por conta dela.

Ainda assim, depois de tudo isso, creio que Slender Shadow: Sanatorium é um jogo bem melhor que Slender, apesar de tudo, em questão de imersiabilidade e susto, o velho (nem tão velho assim) e bom Slender original é mil vezes melhor

NOTA: ●    (4/5) - Ótimo



14 comentários:

  1. Tipo, eu baixei o jogo no click jogos e não tem floresta alguma, passa o site oficial!! por favor (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro meu caro paladinho, o site oficial é: http://www.parsecproductions.net/slender/

      Excluir
  2. Holy Shit! Preciso criar coragem pra jogar, parece ser demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara, todo o pessoal aqui da redação jogou e ninguém esquece até hoje da experiência!

      Excluir
  3. eu ja joguei,e enquanto eu jogava deu bug que ele aparareceu na minha frente do nada ai eu tive que ir pro hospital porque meu coraçao bateu tao forte que fraturou uma costela minha;_;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que tomar cuidado Miguel! Se você tivesse algum problema cardíaco, você já nem teria mais tido tempo de escrever esse comentário. Se você se emociona fácil demais ou tem problemas cardíacos, não jogue de jeito nenhum. Veja alguém jogando e tire sarro da cara dele, pq é muito perigoso mesmo!

      Excluir
    2. Querido, é impossível fraturar uma costela com o coração. O coração é um músculo e não aguentaria tamanha batida, e você também não sobreviveria. Além de ser impossível o coração bater tão forte assim '--'.

      Excluir
    3. Duvido q vc quebrou a costela só pq jogou slender games. Nem é TÃO assustador assim! Além disso, não dá pra quebrar a costela simplesmente com a batida do coração '-'

      Excluir
  4. marcella o site é esse http://www.zgraca.com.br/wordpress/?p=1184

    ResponderExcluir
  5. Soviet, eu me chamo de matheus, tenho 18 anos, e joguei esse slender, eu consegui em 8/8 mas quase consegui a saida, o slender me puxou atras
    para eu ficar tonto, esse é muito legal, eu era criança e joguei por que quis jogar mas fiquei doido para jogar XD, pois que o meu irmão tem 15 anos e eu era criança e tenho 9 anos, mas agora tenho 18 anos, odeio slender me assustar. Criança eu tinha que ter coração bem forte pouco fraturou, mas estou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nem faz muito tempo que o jogo lançou. Como você jogou quando era criança? Hehe, meio dificil o coração fraturar a costela né? haha! Ainda bem que está tudo certo, tome cuidado!

      Excluir
  6. esse jogo não e tããão assustador asimmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  7. Não achei nada assustador, na verdade é bem bestinha... sem graça nenhuma........

    ResponderExcluir