23.12.11

Estudo Severo do Final de Limbo

Esta notícia contém spoilers sobre o fim deste jogo.
em outras palavras, é este o fim que Limbo realmente quer passar a você jogador.

Desvendando o Real Significado do capítulo final de Limbo e todos os monstros que aparecem durante o jogo.

Após várias semanas tentando descobrir o real significado de Limbo, entramos em uma conclusão, colocando a idéia de vários jogadores experientes que vivenciaram o final e também ficaram muito surpresos.


Limbo termina de uma forma realmente muito esquisita e digamos, bem incoerente, mas apesar disso, é o final perfeito para um jogo deste estilo, podendo nos deixar malucos com o fato se poderia ou não haver uma continuação (como citado no post anterior referente ao jogo).

Bem, a Blaster Lizard vem pesquisando e estudando o fim deste jogo de todas as formas possíveis, zerando e rezerando ele várias e várias vezes, inclusive, o nosso redator chefe, Gabriel A. Pereira, veio testar o jogo para ele próprio e deu suas opiniões.

"É um jogo digno de um belo filme, ou animação" pois nele pode-se retirar várias idéias, sem prejudicar a história do jogo ou contradizer ela.

Vários jogadores muito experientes tentaram entender este fim e todos fracassaram, apenas com opiniões e teorias, que no fim, eram desmascaradas pelo próprio jogo. Aqui apresentaremos algumas delas que nos fizeram pensar para discutir se estes realmente poderiam ter sido o pobre destino do garoto:

1ª Pista: O garoto está morto desde o começo do jogo.
Bem, analisando o fato de que o fim do jogo é exatamente o mesmo que o seu início, tornando assim um ciclo interminável (teoria aceita por muitos dos youtubers e jogadores experientes) que geraria sempre uma busca interminável pela sua irmã.

Porém, no fim do jogo, o personagem precisaria atravessar o Limbo (objetivo final do jogo) que é representado como um vidro, que separa a realidade da fantasia, porém, ao atravessar este vidro, o personagem se depara com nada menos nada mais do que o lugar que ele se encontrava logo no começo do jogo, ou seja, repousando em uma floresta.


Ao se deparar mais a frente, encontramos finalmente a irmã, que neste caso, está viva, porém, ela está cavando uma cova (que provavelmente é do garoto) debaixo da casa da árvore, e quando o garoto para e começa a prestar atenção no comportamento da garota, está mesma para de se mover também e fica em choque, como se estivesse sentindo a presença do garoto. Mas não olha para trás.

Muitos dos gamers justificam o Limbo como um acidente de carro, causador da morte do menino, ao bater em uma árvore (casa da árvore), onde o menino é arremessado vidro a frente. Porém, apesar de tudo isso, ainda não justifica o fato de tantas confusões como aranhas gigantes, crianças assassinas e tribos sedentas pelo sangue do pobre menino.

2ª Pista: Aranha Gigante
O jogo retrata o mundo de Limbo como a própria morte, e isto está mais do que evidente, pois assassinatos em massa, monstros ferozes que não matam para se defender ou para conseguir alimento e sim para tirá-lo dali, e uma realidade fria e sombria, detalhada apenas em preto e branco acaba tornando isso mais que óbvio

O menino é um fantasma e ele enxerga o mundo (que é retratado como o mundo real no jogo) como que ele o vê, como que ele enxerga essa pureza (ou impureza). A Aranha representada no jogo serve apenas como uma mediadora, que quer tirá-lo do Limbo, assim como todas as outras crianças que procuram seus objetivos e não querem partir daquele mundo, mesmo estando mortas.
A Aranha Gigante não tem a intenção de matá-lo caso você não queira avançar, ela apenas o testa para saber se você sabe oque está fazendo (justifica o fato de ela ter amarrado-o com a teia, impedindo-o de passar pelo resto de tantos objetivos que o jogo oferece).

A Aranha Gigante, em outras palavras, representa a própria morte em si.

3ª Pista - Menu Principal após o término do jogo
Quem jogar saberá que o menu principal do jogo trás a árvore e a casa da árvore completamente destruída. Porém no fim do jogo (se é que este pode ser chamado de fim, nem mesmo induzindo que seja uma sequencia, mas, que este não seja nem mesmo o fim do jogo) a casa da árvore está intacta, e é onde a irmã dele fica lamentando-se de sua morte. Porém, apesar de morto, vocês dois continuam no mesmo mundo, e mesmo que ela não possa mais achá-lo, seu dever é garantir que ela esteja salva, pois sua felicidade é a segurança dela.

A Casa da Árvore destruída quer dizer que o mundo dela acabou, mesmo sendo bem melhor que o mundo que você vê. O irmão dela se foi, portanto, a felicidade dela também, e isso corresponde aos destroços que ela está. Porém no menu principal, no fim do jogo, a casa da árvore está destruída e podem se encontrar dois corpos cobertos por entulhos, exatamente embaixo dela, que poderia justificar você e sua irmã, que finalmente "se encontraram". Agora, apesar disso não justificar que não possa haver uma sequencia, isso será um desafio para Arnt Jensen (criador e diretor do jogo Limbo) pois eles tem a opção de continuarem com um flashback, mostrando a vida da irmã, ou uma sequencia onde você e sua irmã lutarão por algum objetivo, oque pode dar a deixa para um possível modo coop.


4ª Pista: Crianças Assassinas
Elas fazem o papel de demônios para tentar convencê-lo que você não chegará a lugar nenhum lutando por ela, por mais que eles estejam certos quanto a isso no jogo, a segurança da sua irmã é proporcional ao medo que você sente de que o que você está vendo seja o mesmo que ela vê, e portanto, uma possível ameaça a ela.

As crianças com zarabatanas e as crianças da tribo, que armam armadilhas a você, são condenadas pela Aranha logo no começo do jogo, pois não são dignas de impedirem você, já que você ainda possuí o livre-arbítrio para escolher continuar prosseguindo. A Aranha ao mesmo tempo que te testa, te dá passagem para continuar.

As Crianças com Zarabatanas encontradas nos túneis também são testes de como você reagiria quando a sua vida e a de um ente querido estivessem em jogo. Você seria capaz de matar por isso?


Foi encontrado no DevianArt uma narrativa em primeira pessoa que conta exatamente a história do garoto no Limbo e antes disso. Formando uma outra teoria, que completa a teoria citada anteriormente. A Blaster Resolveu postá-la ela aqui, por ser tão interessante. Traduzimos a história do inglês. Que está completamente em 1ª pessoa.

Ela caiu da casa da árvore e quebrou o pescoço. Eu não soube o que fazer a não ser correr pela floresta tentando voltar para a cidade. Eu acidentalmente pisei em uma aranha durante meu caminho, que ficou presa em meu pé.

Eu continuei até chegar a minha cidade natal onde começou a chover fortemente. Eu cheguei até em casa e descobri que meus pais estavam bêbados antes mesmo de eu ter chegado lá.

Eu tentei e tentei repetir a mesma história sobre minha irmã para eles, mas ambos não entendiam nada. Nem sequer me escutavam. Eles estavam tão focados no buraco do telhado que os estavam incomodando por conta da chuva. Eles me levaram com eles para a loja com suplimentos para concertar o telhado, e quando estavamos voltando, eles finalmente entenderam o que eu estava querendo dizer.

Nós começamos a dirigir rumo a floresta onde minha irmã repousava. Mas a trilha era escorregadia e ainda pior por conta da chuva, e meus pais permanesciam bêbados. Conseguimos atravessar a cidade sem nenhum problema de última hora, mas quando chegamos no comecinho da floresta, o desastre aconteceu.

O carro escorregou do da rua, e rolou pelo barranco, nos envolvendo em uma enorme batida. O carro capotou várias e várias vezes, soltando diversos objetos que estavam debaixo do banco, voando até nós, incluindo os objetos de concerto que estavam nas caixas.

Então eu comecei a pensar em minha irmã, que nunca mais a veria outra vez, e depois de fechar por um instante meus olhos, eu atravessei o vidro da janela frontal do carro onde eu estava, me levando através do ar até para perto de minha irmã.

De qualquer forma, a história não acaba por aqui, os objetivos que tive que seguir cegamente em ordem pelo Limbo me levaram até minha própria morte. Eu acordei na floresta, muito parecida com aquela que nós compartilhávamos.

Eu tive que fugir e matar uma aranha enorme, realmente gigantesca para poder atingir meu objetivo, onde logo após, uma chuva pesada e longígua comecara a cair dos céus. Aos montes. Então fui me esconder nos ductos cavernosos que estavam inundados por aquela água que vinha de cima, que coencidentemente me lembrou do buraco no telhado da casa de meus pais. E derepente, vermes estranhos parasitas perfuraram minha cabeça, obstruindo minha visão. Deixando-na obscura e sombria, invisível. Onde apenas valia a pena o meu bom senso e meu próprio julgamento apartir das coisas, meu olfato, seria um dom.

Apartir daquele caminho, eu poderia chegar até a cidade e portanto até a industria, que poderia representar a loja de suplimentos que precisavamos chegar para comprar os materias para concertar o telhado.

Porém depois disso, a gravidade mudou, eu comecei a ver minha irmã depois de alguns turnos e objetos enormes e monstruosamente largos e gigantes comecaram a voar para todos os lados possíveis, engrenagens, bolas de aço quase dez vezes o meu tamanho. Até eu ser arremessado tentando fugir de uma delas por um grande pedaço de vidro.

Este vidro me fez voar dezenas e mais dezenas de metros, e quando acordei, havia terminado em uma floresta mais uma vez. Eu segui mais uma vez aquela trilha semelhante e muito peculiar. Aquela mesma que causou o acidente que gerou tudo isso.

Eu continuei seguindo por aquele caminho até encontrar minha irmã, que estava enterrando meu corpo, naquela mesma casa na árvore. Ela havia terminado a jornada dela pelo Limbo antes que eu, e assim sendo, encontrou um lugar com a morte antes de mim. E quando pude me encontrar com ela, pudemos finalmente fugir dali e desde então.

Irmos ao paraíso.

Esta história encontra-se no DevianArt para quem possuir uma curiosidade. Apartir desta história a Blaster pode encontrar mais soluções para desvendar o final deste jogo tão aclamado por crítica e público como um dos melhores das novas plataformas.
5ª Pista: Vermes
Estes vermes encontrados diversas vezes nos jogos impede que você jogador ande para ambos os lados, apenas dando a opção de escolher um deles, e a única forma de mudar isso é indo para a luz do sol, onde sua visão volta a clarear novamente.

Estes vermes representam o efeito do álcool sobre você, e as plantas que comem este verme e a luz, representa o bem, que irá te guiar, ou aquele que irá abrir sua visão.

6ª Pista: Mudanças de Gravidade
Sim, para quem estava pensando, tem tudo a ver com a queda livre do filme Inception (A Origem), onde durante uma queda livre, não há gravidade, ou seja, você irá seguir para sempre aquele trecho que foi destinado a seguir, a não ser que outra mudança de gravidade ocorra, como aconteceu no carro, e como costuma acontecer no capítulo Factory de Limbo.
7ª Pista: Corpos mergulhados na água
Representaria aqueles que beberam de mais e "afundaram" na vida por conta disso... Uma das explicações para que o menino não consiga nadar é por que aquilo não se trata exatamente de água. E sim do fracasso das pessoas. De outra forma, um dos significados da água é o próprio álcool (significado válido para a fase Tunnels)

8ª Pista: Males
O jogo mostra pra você que para conseguir seu lugar no paraíso, é preciso mostrar também sua dedicação e coragem, passando através do inferno e o Limbo.

Paródia de Bioshock: Biolimbo








27 comentários:

  1. Adorei a matéria! Muito interessante para mim as visões diferente do final de LIMBO.
    No meu caso eu havia interpretado que ambos morreram juntos caindo da casa da árvore e, enquanto o garotinho passa pelo limbo procurando sua irmã, esta já está no céu.
    Ou que no final msm ela não tenho realmente morrido e ele depois de sair do limbo tenha encontrado ela por espírito na terra e ela tenha sentido a presença dele. '-'
    Mas gostei muito da análise de vocês. mto bom o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, talvez possa até ser isso mesmo. Mas analisamos como um todo, não somente do que apareceu no fim e no começo, tentamos bolar alguma coisa que fizesse sentido ao mesmo tempo que pesquisamos em fontes seguras pistas do que realmente poderia ter acontecido e acabamos chegando nesta decisão.

      Adoramos que você também tenha participado Unknown! Muito obrigado por gostar! Sempre queremos agradar!

      Excluir
  2. muito boa a materia esclareceu bastante o que eu pensava que era o final...
    achei mais plausivel o final que vcs propuseram e naum o da 1 pessoa.
    mas ainda tenho uma duvida.
    notei que as vezes aparece uma borboleta e se naum me engano aparece quando vc ve sua irma pela primeira vez... e tbm aproveitando pq ele viu a irmã dele a primeira vez e depois mudou completamente de cenario quando vc voltou lah...
    esse jogo é fantastico e o final tbm (mesmo deixando muita duvidas)
    valeu falow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca reparei na borboleta! Irei dar uma olhada, mais obrigado pelo aviso StratE FlusH.
      Falando nisso, também acho o jogo MUUUITO bom e recomendo que qualquer pessoa experimente pois é barato e atende as espectativas!

      Excluir
  3. Gostaria de postar uma teoria pessoal...
    Bem… Lá vai minha interpretação de Limbo.

    Tenho que dizer que discordo da interpretação de que o garoto está morto e foi para o Limbo teorizado antigamente pela Igreja. Para mim isso não é possível pelo seguinte: Há tecnologia humana no Limbo. Por exemplo, metralhadoras, armadilhas de urso e geradores de eletricidade. E é claro, há o nome “HOTEL” dito várias vezes durante o jogo. Não acho que no Limbo da Igreja haja Hotéis, metralhadoras, geradores e coisas deste tipo. Assisti há algum tempo o filme “A Origem” citado por você, onde o nome “Limbo” foi usado e acredito fazer mais sentido.
    O Limbo seria uma parte da mente onde as idéias são completamente loucas, pois é formado por fragmentos de sonhos. Se você entra no limbo, pode passar a vida toda lá se não enfrentar a sua própria loucura. O Objetivo do Limbo é impedir que você se movimente por estar com medo. Acho que essa é a ideia básica do jogo. Muitas vezes, enquanto pensava em como sair de um quebra-cabeça do jogo, ficava parado durante vários minutos, sem me movimentar em um local estável, e ficava “seguro”. Mas se dava um passo em falso, morria. E acho que é por aí.
    Suponhamos que o personagem principal sofreu um acidente de carro e ficou em coma. Em seu estado de coma, ele vai para o Limbo de sua mente. Ele precisa lutar para sair de lá e acordar de seus sonho. Há uma ideia de que se a gente tenta se matar nos sonhos, a gente acorda, mas como o personagem está em coma, por mais que ele morra no Limbo, ele sempre volta para a situação anterior. Só há uma saída: vencer o Limbo. Ele conta com a ajuda médica, o incentivo de sua irmã e sua própria força de votnade interior. Mas para vencer, ele terá que enfrentar seus medos. Além disso ele terá de enfrentar seus traumas.
    Em limbo somos apresentados aos medos mais comuns do ser humano.
    1 – Medo de altura (afinal é um jogo de plataforma)
    2 – Medo de insetos e de aranhas (nem é preciso falar)
    3 – Medo do escuro (e um detalhe interessante, é que muita gente diz que se sonha em preto-e-branco e este é o cenário do jogo)
    4 – Medo da morte (sem comentários)
    5 – Medo da rejeição (na primeira parte do jogo, todos os seres humanos fogem dele ou tentam matá-lo)
    6 – Medo de ficar só (na metade final do jogo, não há contato com outros humanos)
    7 – Medo de enlouquecer (aquele verme que gruda na cabeça dele explica tudo)
    8- Medo de armas de fogo (as metraladoras)
    E quanto aos traumas, acredito que ele sofreu algum trauma em algum hotel, possivelmente envolvendo choques elétricos em alguma viagem que fez com a família. Quanto a afogamentos, talvez ele simplesmente não saiba nadar.
    Durante o jogo, a ajuda médica é representada pelo fato de que ele sempre encontra uma saída dos quebra-cabeças utilizando quase sempre as leis da física - algo científico, assim como o progresso médico que ele faz. Quando está para sair do Limbo, este tenta confundi-lo, criando ilusões contra as leis da física - uma pequena piora em seu quadro clínico. O Limbo lhe mostra sua irmã presa no Limbo também, mas inacessível. Acho que a irmã dele está tentando encorajá-lo no hospital, conversando com ele. Por isso seu subconsciente cria este incentivo para continuar: reencontrar sua irmã. Quando ele vence o Limbo tem de enfrentar o pior trauma: aquele que o levou a ficar em coma. Quando faz isso, ele finalmente sai de lá, conseguindo ‘morrer no Limbo” e acordar. Quando ele vê a irmã, na verdade está para acordar. A borboleta é um símbolo de felicidade, algo que lhe agrada. O limbo jaz então vazio sem a presença de seu criador nem da ilusão de sua irmã - ambos morreram no limbo, mas estão vivos no mundo real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por esse lado o seu final explica tb o motivo da irmã dele ficar em choque qdo encontramos ela no final, seria ele acordando do coma e ela presente nesse momento

      Excluir
    2. Mano do céu essa é uma boa versão para para o explicamento do jogo e tbm para a continuação,acho que se os produtores do jogo olhasse essa sua versão eles com certeza fazia a continuação,então eu acho que vc poderia tentar explicar essa sua versão para eles que cim certeza eles avaliariam e iam aprovar para o bem d todos q jogassem esse jogo,pq a maioria das pessoas ñ gostam de finais sem resposta e sem sentido eu por exemplo sou mais ou menos assim,por isso procurei respostas

      Excluir
    3. Eu queria muito que o sentido do jogo fosse esse pq eu fiquei doido quando soube q o personagem principal q é o garoto morreu

      Excluir
    4. Eu achei mais plausível essa sua teoria de. Verdade.fiquei um tanto insatisfeito com a explicação "oficial"já que eles não explicaram as aparições de borboletas ou hotéis..o que me fez pensar se Elle havia alternado caminhos entre a floresta e a cidade. Na verdade eu zerei hoje esse jogo no meu smartphone.e sinceramente eu fiquei muito curioso..queimando meu cérebro pra entender realmente o que o final transmite da forma correta. Obrigado pela explicação.

      Excluir
  4. Um garoto acorda no meio do nada, de um mundo escuro e morto, sem saber onde esta nem de onde veio ou para onde vai, ele (ou você) deve passar obstáculos complexos e superar medos.
    O personagem e o jogador compartilham os mesmos sentimentos, duvidas, medos, coragem, ou seja a historia do personagem se desenvolve através da sua percepção. Desse modo o seu objetivo no jogo é avançar sempre em busca de respostas e tentar fugir daquele mundo sombrio e esse é o objetivo também do personagem.
    Como o próprio nome do jogo sugere e ele esta no limbo, lugar onde vão as crianças que morrem sem batismo, segundo as crenças cristã. Porem ate o final você ou o próprio personagem não sabem exatamente que esta morto, isso ao longo da jornada é uma suspeita, mesmo assim ele tenta a todo momento evitar a morte, raciocinado estratégias complexas para fugir delas, no entanto ele se depara com a morte a todo momento do jogo, embora ele morra muito ele volta sempre ao mesmo lugar, claro ele já esta morto, como ele vai morrer? Embora ele não aceita isso.
    Ao longo da jornada surgem inúmeras parábolas, figuras representativas, seres vivos no limbo , inclusive outros humanos, visões, lembra quando ele vê a menina sobre efeito da larva? Seria uma lembrança? Na verdade vocês não sabe. Há algumas pessoas que querem te matar, na verdade o limbo quer que você aceito isso. Mas não uma conformidade de ambas as partes.
    O final é onde tudo se explica, mesmo com as duvidas, embora não tenho uma posição concreta em relação ao vidro que é quebrado, em seguida ele acorda, e surpresa! ele esta no mesmo mundo, ou não, talvez essa imagem de mundo já esta fixa na sua visão, após um tempo de caminhada onde você certamente estava pensando se tinha regressado ao começo do jogo e ele estava com essa mesma duvida, se havia sonhado ou voltado da onde ele acordou, ele avista o que parece ser uma menina, que é muito aceitável que seja sua irmã, ele já viu ela antes, assim como você, ele sabe que ela é importante, ela esta mexendo em algo, algo chocante talvez enterrando ele, quando ele se aproxima ela sente sua presença porem não olha pra atrás. Ai que você e ele mesmo com toda complexidade aceita a morte, ainda há duvidas e as duvidas irão permanecer para sempre.
    Nos créditos aparece uma imagem que é o mesmo cenário do final, porem mais velho, e há algo em decomposição no chão, aparenta ser duas pessoas mortas, provavelmente ele e a menina. Em contrapartida o olho dela não brilha igual o dele na cena final, dando a entender que eles não compartilham o mesmo mundo, talvez a passagem pelo vidro foi uma forma que o próprio limbo lhe deu de você ir para o outro lado e entender o que esta acontecendo, ele vê a irmã dele viva, nesse momento ela esta viva e ele morto e aceitando isso deve partir com mais esperança para o outro lado. O fato de se perceber dois corpos no chão na imagem dos créditos me faz ter a seguinte conclusão, ela quando sente sua presença decide se matar e assim partir juntos, o que já foi profetizado por ele já que no limbo teve uma visão de uma menina enforcada. Assim os dois passaram para o outro lado, basta ela agora entender tudo e talvez seja uma brecha para uma sequencia. Pelo menos pra mim a historia esta desvendada, mesmo assim há muitas coisas para se analisar muitos paradigmas o que vai valer a pena jogar de novo.

    ResponderExcluir
  5. Matéria impressionante! Parabéns. Acabei de finalizar esse jogo no PSVita e fiquei bem impressionado, ao ponto de correr pro google procurar uma explicação popular...

    ResponderExcluir
  6. Mas ninguém falou sobre as capsulas de luz coletadas durante o jogo... Quem joga tem a opção de coletar todas ou não. O que significariam essas capsulas de luz? Pra quem não prestou atenção, logo no início do jogo quando andamos para esquerda tem uma no chão da floresta. Quem não andou para esquerda deixou de pegá-la. No alto da árvore tem outra e nas engrenagens mais uma. E no percurso é coletado mais duas sem dificuldade. No total são 5 capsulas, pode ser existam mais, pode haver um final alternativo caso colete todas, não joguei mais para saber, quando quis saber sobre a história do jogo o que mais me intrigou foram essas cápsulas de luz, qual o significado delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jardel. Também estou curioso sobre as cápsulas de luz!!!

      Excluir
    2. Muito bem lembrado! Acho que só peguei o do início O.o

      Excluir
    3. Essas "cápsulas de luz" são chamados Hidden Eggs " ovos escondidos" numa tradução livre. Ao total são dez e caso colete todos libera um nível secreto no capítulo 26 se não me engano ( Uma fase quase toda no completo escuro) procure no Google;)

      Excluir
    4. Mano isso sao conquistas
      ou trofeu no ps3

      Excluir
    5. Mano isso sao conquistas
      ou trofeu no ps3

      Excluir
  7. Valeu mano ótima matéria talvez seja esse o significado do jogo,mais se for mesml é muito triste 😢

    ResponderExcluir
  8. Valeu mano ótima matéria talvez seja esse o significado do jogo,mais se for mesml é muito triste 😢

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo vai ser o meu trófeu nunca vou tira - lo do meu celular e nem do meu ps3

    ResponderExcluir
  10. Esse jogo vai ser o meu trófeu nunca vou tira - lo do meu celular e nem do meu ps3

    ResponderExcluir
  11. Procurei várias coisas sobre esse jogo um deles foi que o menino é o Jason Vorhees que os (demônios) que aparecem no jogo são os amiguinhos da menina,eles empedem que o menino chegue a irmã e a mate cruelmente

    ResponderExcluir
  12. Finalize o jogo e é simplesmente incrível, fantástico, cada momento, e por cada desafio q se passa vale a pena..apesar de ter várias teorias..vim correndo pro Google pra entende melhor esse final surpreso.

    ResponderExcluir
  13. Reparem que no final do jogo na posição em que os personagem encerram a cena, após o encontro há um corte na cena e o cenário mude de intacto para destruído, reparem que no retorno da cena onde estavam os personagens há enxames de moscas em ambas as posições. Acredito que ambos morrem assassinados e são separas através do limbo “por motivos que não sei quais” e assim o garoto tenta desesperadamente e contrária à irmã.

    ResponderExcluir
  14. Caraí q foda acabei de terminar e vim parar aqui achei a teoria de vcs muito top, atualmente o jogo tem continuação?

    ResponderExcluir