20.6.12

HALO 4: "Eu avisei que não seríamos os únicos a atravessar o anel Chief!"



Desculpe por ter ficado doente, trago esta crítica aqui para tirar todo o prejuízo do site! Confiram minha opinião sobre esse majestoso prólogo (???) de uma nova série!


E3 PREVIEW com spoilers
HALO 4

Quem é que não sentiu um aperto no coração ao ver o teaser trailer de Halo 4? Eu principalmente, pois zerei o terceiro título da saga recentemente e confesso que achava que seria o término da história de Halo (com aquele final pikolosíssimo então). Mas ao assistir o gameplay deste novo game, fiquei surpreso. Parece que uma nova trilogia vai se iniciar e será  tão épica quanto a anterior.

4 anos depois e o que acontece é uma reviravolta, onde os Covenant são escassos e uma antiga raça desperta e cabe aos Spartans a defender a terra!

Bem, quando o demo se iniciou, começando com um pequeno trailer em live-action (em pessoas, como em um filme) não pude notar muita diferença no enredo. Mas já tinha visto anteriormente que a história de Halo 4 iria se passar exatamente onde Halo 3 terminou e era por conta disso que eu havia ficado com a pulga atrás da orelha: se será uma continuação direta e reta em relação ao terceiro título, como é que eles irão mudar todo o enredo para continuar uma trilogia (com o 4 no título, engraçado não?) ou até mesmo recriar o mundo Halo, fazendo uma nova trilogia, mas ao mesmo tempo, sem afetar os acontecimentos passados? Era ali que morava todo o mistério dessa história.

Para quem não zerou o Halo 3, um pequeno não-é-ao-mesmo-tempo-é spoiler, a cena final do jogo contava com Master Chief se isolando em uma câmara de pressurização criogênica dentro de uma nave destruída no espaço onde suas últimas palavras haviam sido dirigidas para Cortana, sua escudeira conselheira fiél:

- Cortana... Vou descansar... Me chame quando precisar.

Isso já me soava que Chief não iria sobreviver, mas bem... Cortana atendeu seu pedido, e quando a chapa esquentou, o que aconteceu foi exatamente isso:






Cortana já não é mais tão eficiente como antes, e Chief se perturba com isso diariamente. O que resta agora é esperar para ver.


Exatamente... Chief deverá ser enviado novamente a Terra para deter uma tal raça extinta chamada por Forerunners, juntamente com Cortana, que está desesperada e depressiva pelos 4 anos que passou isolada na nave.


Chief sofreu diversas transformações enquanto esteve hibernado. Sua voz e seu comportamento foram severamente afetados e sua armadura, também foi alvo de leves mudanças, que fizeram até alguns se questionarem o por quê do Jet-Pack não ter sido incluído em Halo 3. Sua armadura está mais moderna e bem diferente, mas isso, somente os jogadores mais hardcore de Halo vão conseguir ver.


A trama de H4 se envolve nessa descoberta da sociedade Forerunner e dos prejuízos que ela causa na Terra, em tentativa de sobreviver ao Flood, outra espécie que atacou tanto os Covenant como os humanos, e obrigou ambos a realizar certa parceria para deter a ameaça e impedir que os anéis do Halo fossem ativados novamente, colonizando toda a Terra.

Os produtores da 343 Studios prometem para Halo 4 uma campanha incrívelmente imersiva  de proporções grandiosas e fora de qualquer cogitação que já vimos nos outros títulos.

Parece que o Flood estará de volta dessa vez, assim como os Covenant e claro, como eu já havia citado, os Forerunners. Essa raça realmente me animou muito pois apesar de ser a mais antiga de todas, e estar desaparecida há tantos milênios no universo Halo, ainda sim é de se questionar como ela pode ser a mais moderna de todas, e de fato muito bonita, recheado de detalhes pretos e alaranjados intensos, um universo de cores e um show de luzes que só conhecemos no Halo.



O novo título da franquia (se é que eu posso dizer que isso também é da mesma franquia agora) levará a mesma engine gráfica de Halo: Reach que tanto impressionou nos gráficos, algo que Halo nunca havia feito antes, pois não era um mar de rosas no quesito de efeitos ou qualquer outra coisa. Além de tudo, já pudemos ver que os gráficos de Reach eram tão incriveis como o jogo todo em si, e as fases de noite eram as mais bacanas, por conta de todo o efeito que as luzes proporcionavam e as explosões também.



O gameplay de Halo 4 inicia-se em uma floresta densa no planeta Terra se não estou enganado. Além de tudo, é fácil perceber os detalhes, porém difícil é contá-los. O jogo pelo que parece continuará sem o modo de Iron Sights (miras, assim como existe em Medal of Honor, Battlefield ou Call of Duty, e sem contar esses exemplos mais simples, o Metal Gear Solid e Killzone). Mas uma coisa que havia sido atribuída em Halo Reach será novamente aderida a este título que são as cenas cinematográficas, onde por um momento você estará jogando e derepente o jogo se transformará em uma cutscene simples, rápida e intensa, até que você tenha permissão de jogar novamente.

O Senhor dos Forerunners: As duas torres.

A essência do game não mudou também, assim como mudou no Black Ops 2 para o COD. As armas continuam as mesmas, salvo aquelas aderidas pelos forerunners que são muito épicas (jájá você verá no vídeo que mostrará a gameplay) pois elas funcionam a base de eletro-gravidade e isso é simplismente fantástico. Claramente, a equipe da 343 Studios não apresentou as 'novas' armas em si, digo, as que serão realmente incluídas, na Expo3, mas algumas dos forerunners já pudemos checar e apreciar com vontade!



Posso realmente dizer que a Microsoft não investe nenhum pouco em exclusivos DEFINITIVAMENTE NOVOS para o seu console, mas posso falar e repitir que com toda certeza ela é muito criativa sim em levar seus exclusivos antigos e clássicos a um novo patamar e faz isso muito bem por sinal. Pois desde que vi Halo: Combat Envolved pela primeira vez, até o dia que chequei este gameplay, vi que nada mudou, e ao mesmo tempo, tudo está diferente, pois é essa a sensação que seus jogos trazem, que mesmo sendo muito grandes, nada ainda está terminado, e com uma trilogia isso jamais seria possível, e é por isso que Halo 4 estará chegando este ano nas lojas, e tenho certeza que muitos outros virão pela frente.

Cortana: Belíssima e nua, porém ainda é um holograma :(

Uma última observação antes de fechar esta crítica: A 343 disse que a trama central de Halo 4 será o relacionamento entre John-177 (Master Chief) e Cortana, e seus problemas entre si, e que durante os 4 anos, 7 meses e 10 dias isolado, Cortana entrou em sua armadura e realizou certos experimentos que acabou transformando-a, dando uma melhor sensação pelo o que você vê através do capacete de Chief.


Halo 4 abrangerá uma nova idéia sobre estes dois. E a relação da mocinha com o humano por trás de sua armadura (sim, humano, eu acho que os fãs de Halo sabem disso) será muito tensa, mesmo que as armas não estejam em mãos. Nada mais a declarar meritíssimo.



0 comentários:

Postar um comentário