18.1.12

Top 5 melhores filmes de terror de 2011 do Amante Felino

Anualmente estarei postando na Blaster Lizard meus top 5 melhores filmes do ano para cada gênero, e um top 10 de melhores filmes no geral. O top 10 sairá após o dia 27 de janeiro, juntamente com os resultados do Lagarto de Ouro. Enquanto isso, confira os meus top 5, começando pelo gênero de terror:

5 - ATIVIDADE PARANORMAL 3 (Paranormal Activity 3)

O terceiro filme da franquia "Atividade Paranormal" (quarto, mas não vamos considerar o spin-off japonês), iniciada em 2007, é de longe o mais assustador de todos. Ao contrário dos antecessores, o terceiro capítulo não enrola sua trama e deixa que ela se desenvolva naturalmente, utiliza de muitos sustos "de-pular-da-cadeira" e acrescenta à franquia pegadinhas típicas de filmes de terror.
O problema é que o filme acaba sendo assustador até demais, não tornando-o própriamente "agradável" de se ver, afinal, o cinema é uma arte de entretenimento. Por este único fato, "Atividade Paranormal 3" leva o quinto lugar em meu top 5, mas é sem dúvidas o filme mais assustador desta lista.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/atividade-paranormal-3-mescla-medo.html



4 - PREMONIÇÃO 5 (Final Destination 5)

2011 parece ter sido o ano das sequências que superaram seus antecessores (provavelmente até dos remakes), e seguindo o embalo, "Premonição 5" consegue se tornar o melhor "Premonição" já feito. Após a ridicularidade para qual a franquia se rebaixou em 2007 com "Premonição 3" (Final Destination 3), tentaram dar um ponto final na série com "Premonição 4" (The Final Destination), mas tudo o que o filme conseguiu foi ser pior que seu antecessor. Eis que foi anunciado este quinto capítulo, as expectativas obviamente eram baixas. Mas o quinto filme deu a volta por cima acrescentando um tom mais sombrio e inovando o enredo da série, que já havia caído na mesmice.


Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/09/premonicao-5-inova-franquia-e-leva-para.html



3 - DEIXE-ME ENTRAR (Let Me In)

O longa estrangeiro "Deixe Ela Entrar"(Let the Right One In) recebeu críticas celestiais, tendo sido chamado até de "O melhor filme de vampiros já feito" pelos mais exagerados. É claro que Hollywood não deixaria passar. No início de 2011, nos é entregue "Deixe-Me Entrar"(Let Me In), remake internacionalizado da obra anterior. Eu não tive a oportunidade de conferir o primeiro filme ainda, portanto não tenho como comparar os dois filmes, mas uma vez que filmes são, mesmo remakes, obras que se sustentam por si próprias, isto não é necessário. "Deixe-Me Entrar" é um filme fabuloso, excelente em todos os aspectos que promete ser. O tom obscuro do filme reforça bastante as ocorrências pelo decorrer da história, e também o romance entre os dois protagonistas. Chloë Grace Moretz faz uma de suas melhores atuações no papel da vampira Abby, e com seu talento e carisma, rouba a atenção do espectador o tempo todo.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/deixe-me-entrar-e-sombriamente-lindo-e.html



2 - A HORA DO ESPANTO (Fright Night)

Mais um ótimo remake. Provavelmente, entre todos os remakes já feitos, "A Hora do Espanto" é o que melhor consegue modernizar a obra em que se baseia. Cada personagem é uma versão perfeitamente adaptada para os dias atuais do personagem que vimos no filme de 1985. Principalmente Peter Vincent, que na primeira fita era um ator e apresentador de programas e filmes de terror. Neste, Vincent é um mágico ilusionista que usa a mitologia vampiresca como base para seus espetáculos. Ed era, no outro filme, o esquisitão da turma por mexer com coisas satânicas, vindo daí seu apelido de "Evil Ed". Na nova versão, Ed é um nerd geek que se torna obcecado pelo vampirismo ao descobrir que Jerry, vizinho do protagonista Charley, é um vampiro. É claro que acabaria tocando no foco principal: Jerry. O vampiro vilão do remake é mais provocativo e sociopata que o do original, que passava a imagem do já clichê vampiro que encobre sua verdadeira imagem com seu charme e carisma. O Jerry de Colin Farrell é muito menos preocupado com isso, afinal ele é totalmente ciente de seu poder de destruição e sedução. Em questão de qualidade cinematográfica, o novo "A Hora do Espanto" está no mesmo nível do original. Entretanto, acaba sendo um filme mais divertido, e pessoalmente, eu gostei mais dessa versão.

Crítica: http://www.blasterlizard.blogspot.com/2011/10/hora-do-espanto-ressucita-nao-so-os.html


1 - PÂNICO 4 (Scream 4)

E houve alguma dúvida de qual seria o primeiro lugar? Wes Craven e Kevin Williamson conseguiram entregar uma excelente sequência de "Pânico" depois de tanto tempo. O quarto filme da série é de longe tão bom quanto o primeiro, trazendo uma nova temática que não poderia ser escolhida de forma melhor: Remakes.
O novo assassino se embasa em remakes de filmes de terror para agir, e isso traz consequentes inovações para a trama. Mais sustos estão presentes, muito mais sangue e uma elementar pitada de humor. O terror e o humor conseguem ser mesclados em perfeita sintonia ao longo do filme.
Sidney, Dewey e Gail estão de volta neste épico quarto filme, e do elenco, a mais forte é a protagonista Neve Campbell. Com o tempo, a atriz fortificou sua atuação (e sua personagem também), além do fato de estar mais bonita.

Crítica: http://blasterlizard.blogspot.com/2012/01/wes-craven-prova-com-panico-4-que-ainda.html

Este foi meu top 5 melhores filmes de terror de 2011, aguarde pelas próximas listas!

2 comentários:

  1. Do top cinco acima só não vi atividade paranormal 3 porque sinceramente odiei o primeiro filme. Todo mundo dizia que era assustador, isso e aquilo, e eu passei o filme inteiro dando risada e fazendo piadas, mas enfim..
    Let the Right One In (Deixe ela entrar) foi um dos melhores filmes que já vi. Apesar de seu remake ser também muito bom, o primeiro ainda conseguiu me cativar mais.
    E Pânico 4 realmente me surpreendeu. Algumas franquias principalmente, as de terror, depois do segundo filme já não ficam tão legais. E este filme conseguiu superar minhas expectativas. ^^

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. O primeiro "Atividade Paranormal" é uma enorme chatice, eu fui ver o terceiro no cinema porque fui convidado e tals, acabei não me arrependendo, é verdadeiramente assustador.

    ResponderExcluir