8.10.11

"Sucker Punch: Mundo Surreal" é um espetáculo sensual, visual e musical

SUCKER PUNCH
MUNDO SURREAL



Zack Snyder vem surpreendendo Hollywood com seu estilo radical de fazer filmes. Desde "Madrugada dos Mortos"(Dawn Of The Dead, 2004), remake muito bem recebido do clássico de George A. Romero, Snyder vem sendo elogiado e se encontra em carreira ascendente. Escancarou as portas do sucesso em 2006, com "300" e desde então se mostra um diretor muito competente e que chama a atenção principalmente por suas cenas de ação, os visuais e o cenário. "Sucker Punch: Mundo Surreal"(Sucker Punch, 2011) é seu primeiro longa-metragem baseado num conceito próprio, e é simplesmente excelente.
O filme narra a história de Babydoll(Emily Browning, toda crescidinha), uma pequena garota cuja a mãe morre e deixa a herança inteira para ela e sua irmã. O padastro ganancioso não aprova a ideia e faz com que, acidentalmente, Babydoll mate sua irmã. Baby é então internada num hospício por seu padastro, onde conhece Rocket(Jena Malone), Sweet Pea(Abbie Cornish), Amber(Jamie Chung) e Blondie(Vanessa Hudgens), quatro companheiras que decidem ajudar para que Babydoll fuja do hospício antes que Blue(Oscar Isaac) entregue-a para High Roller(Jon Hamm).
O filme é dividido em três segmentos, ou dimensões. Estes são: O Hospício, o Teatro e a Imaginação de Babydoll. Os três desfrutam de técnicas de fotografia e cinematografia diferentes para cada um. Durante as cenas decorrentes no Hospício, a fita é mais descolorida e sombria. No Teatro temos uma coloração maior que dá mais enfoque para cores quentes como o vermelho e seus derivados, e na Imaginação de Babydoll há quatro mundos fantasiosos que também usam manipulações de cor diferentes. O primeiro, chamado "Feudal Warriors", destaca o azul e sua frieza. O segundo, "The Trenches", procura destacar mais o cinza, beje e marrom numa mistura que nos engloba dentro do clima de guerra da dimensão. No terceiro, "Dragon", o laranja se sobressai e "Distant Planet" engloba um pouco de cada um dos anteriores, sendo as cores em questão o verde, laranja e o azul.
O filme inicia no Hospício e então, passa para o Teatro. Emily Browning faz uma forte interpretação, deixando clara a evolução de sua personagem com o desenvolver da trama. Babydoll é no início apenas uma garotinha ingênua, inocente e frágil, mas o quanto mais seus inimigos a martelam, mais ela se fortalece. Jena Malone e Jamie Chung são as mais carismáticas do elenco coadjunvante e suas personagens, Rocket e Amber, são as mais leais e dispostas a seguir Babydoll em sua fuga. A novata Abbie Cornish surge malhada e faz bem no papel da relutante Sweet Pea, provavelmente uma das melhores atuações e a personagem que mais chama a atenção do espectador ao longo do filme. Vanessa Hudgens faz uma apresentação mediana como Blondie. A ex-atriz-teen protagoniza algumas cenas de ação empolgantes mas não parece totalmente confiante com sua personagem. Nas cenas mais emotivas, Hudgens faz muito bem o trabalho. Já nas menos emotivas, seu nível de atuação cai. Mas nada que atrapalhe na diversão do espectador. Oscar Isaac se faz notar como o vilão ganancioso e sociopata Blue, especialmente nos momentos finais do filme. Irônico, um tanto carismático e estiloso, Isaac encarna o vilão de forma digna. Scott Glenn aparece como um sábio velho que sempre está guiando o grupo de garotas para que possam realizar sua fuga, e em cada mundo fantasioso, Glenn solta bonitas e inspiradoras frases. Não é explicado ao certo no final do longa o que o personagem de Glenn era, então, cabe à cada espectador imaginar o significado do sábio velho. O blu-ray estendido(não lançado no Brasil) contém mais diálogos entre todos os personagens e mais espaço para que a relação e a química dos tais se desenvolva melhor.
Zack Snyder faz um ótimo trabalho também em relação à trilha sonora do filme, penetrante e viciante. "Sucker Punch" não chega a ser um musical, mas as músicas, presentes em cada camada do longa, são importantíssimas. Acrescentam o clima ideal para cada cena em que aparecem e nos dizem bastante sobre o que está havendo ali, principalmente sobre as personagens. Inclusive, na versão estendida, há um número musical de Oscar Isaac e Carla Gugino divertidíssimo chamado "Love is The Drug", que apresenta-nos o trabalho feito no Teatro. Snyder usa aqui sucessos conhecidos como "Sweet Dreams(Are Made Of This)", "Where Is My Mind?", que são ambas interpretadas pela própria Emily Browning, "I Want it All / We Will Rock You" e entre outras. Cada uma das músicas é tão importante e tão marcante que não se dá pra dizer ao certo qual seria o tema principal do filme.
Os efeitos especiais são nada mais, nada menos que perfeitos. Mesmo não que não tenha sido lançado em 3D, "Sucker Punch" é de cair o queixo e impressiona muito mais do que a maioria dos filmes em 3D. Em blu-ray, a alta-definição deixa a experiência ainda mais deslumbrante, apesar do blu-ray brasileiro do filme ter sido mal-trabalhado. Com os efeitos fantásticos as cenas de ação, que foram muito bem criadas e coreografadas, se tornam ainda mais incríveis, entrando em principal destaque a cena do combate aos robôs em "Distant Planet". A sequência de ação nessa cena abusa bastante do slowmotion e impressiona ainda mais pelo fato de ter sido filmada em apenas uma tomada. Na versão estendida, que tive de baixar no computador para assistir, as cenas de ação de "The Trenches" e "Dragon" são maiores e mostram ainda mais o excelente trabalho dos coreógrafos em criá-las e das atrizes em executá-las. Além da ação embalada, das ótimas atuações e músicas, o filme contem uma importante mensagem em seu triste desfecho sobre luta, liberdade e identidade, que fica ainda mais claro na cena extra contida no blu-ray estendido. Tal cena envolve Jon Hamm e Emily Browning no que é, muito provavelmente a melhor química do filme inteiro, chegando a ser até romântica.
Conclusão Final: "Sucker Punch: Mundo Surreal"(Sucker Punch, 2011) é uma experiência incrível e inspiradora, uma verdadeira amostra da sétima arte em sua melhor forma. Com direito a ótimas atuações, músicas, muita ação e efeitos especiais, o filme fará você se sentir de uma forma que nunca irá se esquecer, e os pouquíssimos problemas apresentados na versão convencional do longa são reparados pela versão estendida, que além disso, traz cenas de ação muito mais empolgantes. Você tem todas as armas de que precisa. Agora lute!

Nota da versão normal: 9.8
Nota da versão estendida: 10,0

0 comentários:

Postar um comentário