13.10.11

F5: THIS IS BRAZIL!

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio é o melhor filme da franquia reunindo todos os outros personagens anteriores para um roubo milionário de 100 milhões de dólares.

Fast Five é simplismente aquele tipo de filme, que você começa a pensar: "como os americanos são capazes de fazer um filme que retrata melhor a realidade brasileira do que o próprio Brasil", sim claro que Tropa de Elite foi um filme genialmente épico em proporções brasileiras, mas Fast Five deu muito mais do que isso. Ele não só incorpora a vida nas favelas e nos subúrbios como também mostra como os próprios criminosos e os foras-da-lei interagem nesse mundo.

Temos Brian O'Connor e Dom Toretto novamente nesse novo filme. Após Dom ter sido preso, seus camaradas resolvem planejar uma fuga para o grande careca piloto de rachas de toda a America. Depois que eles conseguem escapar, eles fogem para o Rio de Janeiro, querendo começar uma vida diferente, longe de toda a confusão, mas quando um grande empresário e dono de negócios começa a manipular as favelas do Rio de Janeiro para interesse próprio. Dom e Brian serão sua ameaça mais perigosa.

O filme vem com um português impecável, a cultura brasileira e seus costumes estão inteiramente presentes no filme, como se trata-se de um blockbuster que contasse exclusivamente a história do Brasil. Paul Walker, Vin Diesel e Dwayne Johnson aterrorizam a cidade mais exótica do mundo: Rio de Janeiro.



Porém, nem tudo é uma beleza, apesar de a história do filme se passar inteiramente no Brasil, as filmagens ocorridas no Rio são mínimas, rápidas e simples, a maioria do filme se passa em Porto Rico, que de certa forma, tem a mesma cultura que a nossa.

Além de tudo, o filme deixa de ser aquela coisa do tipo "carro, carro, carro" para virar " pegue esse carro e enfie ele num trem, depois pule nesse carro enquanto escapa de ser morto esmagado por uma ponte e depois com o mesmo carro pule de um penhasco". Em outras palavras, o filme é mais gênero ação do que de corrida, oque melhora e muito a franquia.

É facil de perceber as diferenças entre nós, os cariocas e os porto riquenhos, mas fazer oquê? É uma lástima saber de tudo isso. Mas oque realmente importa é que o filme é por toda a certeza, um dos melhores filmes da franquia e sem estar "enchendo muita linguiça", provavelmente é um dos melhores do ano.

Nota: 9.7
Pontos positivos: + ação, + enredo, + fluibilidade, - corridas, - enrolação
Pontos negativos: - Brasil (afinal o filme se passa nesse pais! Onde ele foi parar?)

0 comentários:

Postar um comentário