23.7.11

A ação na atualidade: O que tem acontecido ao gênero mais discriminado do cinema?

AÇÃO
Um dos gêneros que mais rende em Hollywood e o mais discrimado do cinema têm sofrido por mudanças desde sua era de ouro até os dias atuais.

Eu cresci acompanhando filmes de ação, desde os mais explosivos estrelados por mestres como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis até os exagerados e divertidíssimos filmes do grande lutador Jackie Chan. Enquanto na minha época, crianças assistiam "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", eu estava assistindo "Rambo: Programado Para Matar"(First Blood, 1982).
Da minha infância pra cá, notei que o gênero
têm passado por transformações. Hoje, muitos dos filmes de ação são feitos mais pensados na história do que na ação em si. Acaba que muitos dos filmes de ação de hoje em dia são parados em relação aos de antigamente. Alguns chegam até a ser divertidos em termos de humor e podem até ter uma história legal, mas o foco do gênero, a ação, é um pouco esquecida. Os críticos mais convencionais que me perdoem, mas um filme de ação não precisa de um roteiro complexo, um bom filme de ação só precisa de uma história simples, bons atores, muitos, MUITOS tiros e explosões ou no caso de um mais completo, muita porrada também. Afinal, filmes de ação não devem ser feitos pra você quebrar a cabeça pra entender a história, para isso existem os thrillers e a ficção científica. Filmes de ação são feitos com o objetivo único do entretenimento, para divertir e impressionar o espectador. Ainda bem que, nos últimos anos, nossos bons e velhos representantes do gênero da ação têm trago de volta ao cinema o que este gênero costumava ser nas décadas de 80 e 90. Bruce Willis trouxe John McClane de volta no ótimo "Duro de Matar 4.0"(Live Free or Die Hard, 2007) o qual eu tive o prazer de ver nos cinemas e Sylvester Stallone trouxe de volta o seu mais icônico personagem; John J. Rambo, no violento "Rambo IV"(John Rambo / Rambo, 2008) e recentemente reuniu os maiores astros das antigas(e das novas também) no espetacular "Os Mercenários"(The Expendables, 2010). Vamos falar agora sobre os maiores heróis do gênero e sobre os que o representam nas telas hoje em dia.

ARNOLD SCHWARZENEGGER

Arnold Alois Schwarzenegger foi o maior fisiculturista da história, iniciou seu treinamento físico aos 14 anos e aos 18 foi premiado com o título Mister Universo, além de ter vencido o concurso Mr. Olympia sete vezes. Mesmo depois de se aposentar, Schwarzenegger escreveu inúmeros livros sobre fisiculturismo. No cinema, estrelou filmes épicos(e inclusive adaptações de HQ's) como "Conan: O Bárbaro"(Conan: The Barbarian, 1982) e sua sequência, "Conan: O Destruidor"(Conan: The Destroyer, 1984). Schwarzenegger também estrelou o clássico do sci-fi "O Exterminador do Futuro"(The Terminator, 1984) que ganhou uma ótima sequência, "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final"(Terminator 2: Judgement Day, 1991) e um terceiro filme mediano, "O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas"(Terminator 3: The Rise Of The Machines, 2003). Depois dos três "Exterminadores", um quarto capítulo foi feito: "O Exterminador do Futuro: A Salvação"(Terminator Salvation, 2009) que não é estrelado pelo Exterminador, mas sim pelo personagem John Connor, interpretado por Christian Bale. O Exterminador faz sua aparição no filme, porém não é interpretado por Schwarzenegger, seu corpo é feito em CGI pois Arnold não teve tempo de gravar o filme por estar cumprindo seu mandato como Governador da Califórnia. Em 1997, Schwarzenegger antagonizou o ridículo "Batman & Robin"(Batman & Robin, 1997), aonde interpreta o vilão Mr. Freeze ao lado de Uma Thurman, que interpreta a vilã Hera Venenosa. Schwarzenegger cumpriu seu mandato como Governador(Ou Governator) da Califórnia desde 2003. O mandato chegou a seu fim este ano(2011), e Schwarzenegger já confirmou que voltará às telonas, primeiramente com os longas "The Last Stand" e "Cry Macho". Schwarzenegger fez uma participação especial cômica em "Os Mercenários"(The Expendables, 2010), de Sylvester Stallone, que é seu amigo de longas datas.

SYLVESTER STALLONE

Este é, sem dúvida, meu maior ídolo da ação e talvez até do cinema. Sylvester Gardenzio Stallone, ou apenas Sly, é um verdadeiro artista cinematográfico completo; Ele não só atua, também escreve e dirige. Seu primeiro trabalho não foi nem mesmo no gênero da ação, foi no drama. Sylvester Stallone escreveu "Rocky, Um Lutador"(Rocky, 1976) e demorou para encontrar alguém que se interessasse em comprar um roteiro, mas, assim como seu personagem, Sly não desistiu de seu objetivo. Ao encontrar alguém interessado em seu roteiro, Sly propôs uma condição: Ele apenas venderia o roteiro de Rocky se ele protagonizasse o filme. E foi assim que Sly se tornou ator e roteirista. O mais interessante é como Sly se tornou diretor; Mesmo após Rocky ter tido uma ótima recepção em bilheterias, críticas e ter vencido 3 Oscars, nenhum diretor se interessou por fazer uma sequência. Determinado, Sly sentou na cadeira de diretor e fez "Rocky II: A Revanche"(Rocky II, 1979). Enquanto a franquia de Rocky continuou até "Rocky V"(Rocky V, 1990) que foi considerado o mais fraco, Stallone se tornou um astro da ação de verdade ao protagonizar "Rambo: Programado Para Matar"(First Blood, 1982) e criar então o icônico personagem John J. Rambo, que é e sempre será lembrado como o maior herói dos filmes de ação. Rambo ganhou duas sequências: "Rambo II: A Missão"(Rambo: First Blood Part II, 1985) e "Rambo III"(Rambo III, 1988). Stallone também estrelou clássicos como "O Demolidor"(Demolition Man, 1993), um ótimo exemplar de ação/comédia futurística, e "Stallone: Cobra"(Cobra, 1986), que nos apresenta outro icônico personagem do ator; Marion Cobretti. Após a queda na carreira de Stallone nos anos 90, em 2000 o astro foi dado como passado. Em 2006, Sly deu a volta por cima e fez os críticos engolirem a língua com "Rocky Balboa"(Rocky Balboa, 2006), o sexto capítulo da saga de Rocky que fecha a franquia com chave de ouro. Em 2008, Stallone mostrou que Rocky não seria o único a ter uma conclusão épica e nos concedeu "Rambo IV"(John Rambo / Rambo, 2008), o quarto e último capítulo da franquia do maior herói da história do gênero de ação. Em 2010 vem o grande estouro de Stallone, "Os Mercenários"(The Expendables, 2010) reúne os heróis das antigas e também conta com a participação importante dos representantes atuais da ação e da comédia Jason Statham e Terry Crews. "Os Mercenários" obteve uma ótima recepção em bilheterias e em críticas. As (poucas) críticas negativas do filme são respostas vulgares à brincadeira que Stallone fez com o Brasil(e inclusive se desculpou depois) na Comic-Con. Sylvester Stallone é definitivamente um exemplo de superação e perseverança, tendo em vista que o mesmo sempre cala aos que o criticam mostrando o ótimo ator/diretor/roteirista que ele é, e que venha "Os Mercenários 2"!

BRUCE WILLIS

Ele é John McClane, ele é Hartigan, ele é aquele cara de "O Quinto Elemento"(The Fifth Element, 1997), ele é aquele cara de "O Sexto Sentido"(The Sixth Sense, 1999), ele é Bruce Willis! Em 1945, terminava uma das guerras mais sangrentas e marcantes da história, a Segunda Guerra Mundial. Para manter a ordem na Alemanha, os EUA enviaram tropas para o território. Dentre os muitos soldados enviados, encontrava-se David Willis. Durante tempo que esteve lá conheceu Marlene, uma cidadã alemã que trabalhava como garçonete. Casaram-se e tiveram quatro filhos: Walter Bruce Willis, o único nascido em solo alemão, David Jr., Florence e Robert (falecido em 2001 devido a um câncer no pâncreas). Como a vida em um pós-guerra não era fácil, a família Willis resolve então retornar aos Estados Unidos alguns anos após o nascimento de Bruce. Eles foram morar na pequena cidade de Penns Grove, e lá ele cresceu, em um gueto italiano. Bruce se matriculou num curso de improvisação, mas era muito inquieto para nele permanecer. Seu desejo nunca coincidia com a teoria e sim com a prática. Fez alguns espectáculos teatrais e chegou a participar em alguns filmes com grandes estrelas, de sucesso já consagrado, como em O Veredicto, onde pode observar de perto a arte de Paul Newman, literalmente observar, já que Bruce fazia figuração em uma das cenas de juri. Entretanto, o início de sua carreira começou mesmo com a série Moonlightning (br: A Gata e o Rato/pt: Modelo e Detective). A sua escolha foi difícil, já que os produtores queriam um rosto que fosse mais conhecido para trabalhar ao lado de Cybill Shepherd que já era uma estrela na época, mas graças ao seu charme encantador, sua personalidade peculiar e o seu carisma, ele obteve o papel. O contrato foi assinado por cinco anos. Cybill e Bruce não se davam bem e os produtores aproveitavam as brigas dos atores para escrever as estórias. Mas foi graças a uma pausa nas gravações, a gravidez de Cybill, que ele teve tempo de gravar "Duro de Matar"(Die Hard, 1988), filme que lançou Willis definitivamente a fama e aos filmes de ação. "Duro de Matar" teve duas sequências na época, "Duro de Matar 2"(Die Hard 2, 1990) e "Duro de Matar: A Vingança"(Die Hard With a Vengeance, 1995), que também foram muito bem sucedidas nas bilheterias e bem recebidas pelas críticas, ainda mais pelo fato de que a crítica na época não era tão preconceituosa com os filmes de ação quanto é hoje. Em 2007, John McClane retorna em "Duro de Matar 4.0"(Live Free or Die Hard, 2007), também bem recebido pela crítica e bilheteria. O quinto capítulo da franquia de McClane é quase certo, e pode se chamar "Die Hard 24/7". Willis diz que "24/7" significa 24 horas por dia e 7 dias por semana, a idéia é inovar a franquia com um problema nunca visto por McClane antes(sem ele estar preso sempre em algum lugar). Bruce Willis estrelou filmes de drama/sci-fi como "O Quinto Elemento"(The Fifth Element, 1997) ao lado de Milla Jovovich e suspenses como "O Sexto Sentido".

JEAN-CLAUDE VAN DAMME

"Ele não merece uma faixa preta, mas sim um Oscar!"
Vamos finalizar os maiores artistas das antigas falando sobre Jean-Claude Van Damme, o ator e lutador belga que estrelou vários clássicos da ação. Jean-Claude Camille François Van Varenberg é um especialista em artes marciais e ator belga, devido a seu porte físico e sua origem belga, ele também é conhecido como "Os músculos de Bruxelas" e na América Latina também é chamado de Jean-Claude "El Loco" Van Damme devido aos seus filmes de ação. Depois de estudar artes marciais intensivamente a partir de onze anos de idade, Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, ganhando o título de "Mr. Bélgica". Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema, e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso com filmes como o clássico "O Grande Dragão Branco"(Bloodsport, 1988) e "KickBoxer: O Desafio do Dragão"(KickBoxer, 1989). "TimeCop: O Guardião do Tempo"(TimeCop, 1994) foi sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US $ 100 milhões, se tornando seu filme mais bem sucedido financeiramente. Van Damme nasceu em Berchem-Sainte-Agathe(Bruxelas), Bélgica, filho de Eliana e Eugene Van Varenberg, que eram respectivamente uma dona de casa e um contabilista e dono de uma loja de flores. Quando criança era muito pequeno, magro e sensível, o que levou seu pai a procurar algo que pudesse fortalecê-lo, tanto física quanto mentalmente. Foi então que Van Damme começou a treinar Karatê, aos onze anos de idade. Pouco depois tornou-se um bom bailarino e dançou Balé durante seis anos. Aos dezesseis, recebeu a faixa preta e tornou-se campeão europeu, vencendo o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado. Seu estilo atual consiste de Kickboxing, Karatê Shotokan, Muay Thay, e Taekwondo. Van Damme também estrelou o clássico "Soldado Universal"(Universal Soldier, 1992) ao lado de Dolph Lundgren, um dos confrontos mais famosos da história do gênero. Mesmo que Soldado Universal tenha ganhado duas sequências horríveis, o filme ainda é muito contemplado e continua sendo um clássico do grande ator belga. Van Damme estrelou a primeira adaptação aos cinemas do game Street Fighter, "Street Fighter: A Última Batalha"(Street Fighter, 1994), que é considerado um dos piores filmes feitos pelo ator. Recentemente, Van Damme ganhou um filme de sua história, "JCVD"(JCVD, 2010).

JASON STATHAM

Falemos agora dos astros que representam o gênero de ação atualmente nas telonas, e dentre eles, Jason Statham é com certeza o mais versátil. Jason Michael Statham é um ator e lutador de artes-marciais britânico. O curioso em Statham é que diferente de outros astros de ação, ele divide bem suas habilidades em seus filmes. Ele não só dá tiros e explode as coisas, na maioria dos filmes dele ele mostra suas habilidades em artes-marciais, que são de enorme destaque. Statham alcançou a fama em "Carga Explosiva"(The Transporter, 2002), onde interpreta Frank Martin, um transportador de cargas extremamente objetivo no que faz e muito rigoroso com suas regras. Carga Explosiva ganhou duas sequências, um bom segundo filme, mas que não superou seu original; "Carga Explosiva 2"(Transporter 2, 2005) e um terceiro longa mediano, "Carga Explosiva 3"(Transporter 3, 2008). Recentemente, Statham representou "a cara nova da ação" em "Os Mercenários"(The Expendables, 2010) e protagonizou o inteligente "Assassino À Preço Fixo" ao lado de Ben Foster. Outro filme importante para a carreira de Statham foi o elogiadíssimo "Adrenalina"(Crank, 2006), o qual ele protagonizou ao lado da bela Amy Smart. O filme ganhou uma sequência também elogiada em 2009, "Adrenalina 2: Alta Voltagem"(Crank: High Voltage). Em 2008 estrelou "Efeito Dominó"(The Bank Job, 2008) e "Corrida Mortal"(Death Race, 2008). Jason é um ator com um enorme potencial, e ele já fez bastante em pouquíssimo tempo. Creio que a carreira de Statham ainda irá longe e este será lembrado no futuro como um verdadeiro astro da ação.

DWAYNE "THE ROCK" JOHNSON

Digamos que Dwayne Douglas Johnson seja o Arnold Schwarzenegger da geração atual, só que negro e com um nome fácil de escrever. Começou sua carreira como jogador profissional de futebol americano, mas com o pai e o avô famosos no mundo do wrestling, Dwayne seguiu os seus passos, se tornando mais popular e famoso do que ambos juntos. Sendo o primeiro lutador de terceira geração na história da WWE. The Rock é um dos lutadores mais populares da história do wrestling. Ao contrário de outros lutadores que tentaram a sorte nas telonas(como John Cena) e simplesmente não deram certo, Dwayne Johnson se provou um ótimo ator e fez muito sucesso nas telas. Participou de blockbusters como "Doom: A Porta do Inferno"(Doom, 2005) e "Velozes & Furiosos 5: Operação Rio"(Fast Five, 2011) até filmes de baixo orçamento como "Rápida Vingança"(Faster, 2011). Dwayne não só atua em filmes de ação, ele também participa de longas de comédia, como "O Fada do Dente"(Tooth Fairy, 2010) e dramas como "A Gangue Está em Campo"(Gridiron Gang, 2006). Ouro trabalho importante na carreira de The Rock foi "Bem-Vindo À Selva"(The Rundown, 2003). Dwayne Johnson também é outro ator com potencial que tem representado o gênero da ação de forma digna nos cinemas, e inclusive, há chances de que ele entre para o elenco de "Os Mercenários 2", juntamente com Stallone e Statham.

Concluindo, o gênero da ação é muito discriminado pelos críticos atuais e têm passado por muitas transformações, porém é um dos gêneros mais importantes para a história do cinema e com certeza não faltam artistas talentosos para esse gênero tão explosivo e divertido!

0 comentários:

Postar um comentário