CRÍTICA com spoilers
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO
blaster lizard recomenda
Todos
já sabem que Bollywood é a indústria cinematográfica mais eficiente e
mais conhecida em todo mundo. A VERDADEIRA e eficaz indústria indiana de
todo tipo de filme que você pode imaginar. O seu nível de sucesso é
conhecido mundialmente, até mesmo pelos Estados Unidos, que se envolveu
com ela para criar este explêndido filme na qual eu irei criticar em
breve.
Bollywood se deu a origem com a junção de Bombaim, que é o nome da cidade indiana onde se localiza a indústria e Hollywood, que é o nome de outra indústria de cinema, porém estadunidense, localizada na Califórnia. Bollywood é uma área de trabalho intensa e que rende um belíssimo lucro per filme já que é a indústria de maior sucesso em todo o mundo, produzindo cerca de 200 filmes por ano para mais (este número foi contado no ano de 1930, hoje em dia ela produz até 3 vezes mais que isso.
Enfim... Vamos começar esta crítica logo de uma vez. Quem quer ser um Milionário (Slumdog Millionaire, 2010) é um filme bollywoodiano e hollywoodiano que para os menos interessados no mercado do cinema, venceu o oscar de melhor filme, além de outros muitos prêmios, como melhor diretor, melhor roteiro, melhor trilha sonora original e canção original etc. Eu pude assistir ele logo quando chegou para DVD, pois não tive a oportunidade de vê-lo no cinema. E já pensava em fazer a crítica deste filme há um bom tempo, e depois de assistir ao filme outra vez a poucos dias atrás e ver que o El Amante Felino o mencionou em sua crítica para o The Dark Knight já me convenceu para fazer minha resenha sobre o mesmo.
Quem quer ser um Milionário é com todíssima certeza o filme de maior investimento que já vi por parte da Índia, afinal, seu sucesso é respectivamente adquirido através de filmes de pouca produção, efeito e investimento em geral. Mas quando os EUA entraram no meio, um pouquinho mais de dinheiro entrou no meio, dando um investimento total bolado de 15 milhões de dólares e uma receita de 378 milhões aprox.Bollywood se deu a origem com a junção de Bombaim, que é o nome da cidade indiana onde se localiza a indústria e Hollywood, que é o nome de outra indústria de cinema, porém estadunidense, localizada na Califórnia. Bollywood é uma área de trabalho intensa e que rende um belíssimo lucro per filme já que é a indústria de maior sucesso em todo o mundo, produzindo cerca de 200 filmes por ano para mais (este número foi contado no ano de 1930, hoje em dia ela produz até 3 vezes mais que isso.
Enfim... Vamos começar esta crítica logo de uma vez. Quem quer ser um Milionário (Slumdog Millionaire, 2010) é um filme bollywoodiano e hollywoodiano que para os menos interessados no mercado do cinema, venceu o oscar de melhor filme, além de outros muitos prêmios, como melhor diretor, melhor roteiro, melhor trilha sonora original e canção original etc. Eu pude assistir ele logo quando chegou para DVD, pois não tive a oportunidade de vê-lo no cinema. E já pensava em fazer a crítica deste filme há um bom tempo, e depois de assistir ao filme outra vez a poucos dias atrás e ver que o El Amante Felino o mencionou em sua crítica para o The Dark Knight já me convenceu para fazer minha resenha sobre o mesmo.
Com uma boa direção de Danny Boyle e roteiro de Simon Beaufoy, Slumdog Millionaire é baseado na novel de Vikas Swarup, que conta a história de um indiano que acaba participando de um super mega master blaster conhecido e famoso quiz show da Índia. Coencidentemente, todas as perguntas que lhe aparecem remetem em acontecimentos estranhos e muitos deles curiosos sobre sua vida passada e até então um presente explorado por problemas familiares que foram afetados por diversas coisas, envolvendo facções criminosas, a morte de seus pais e todo o sofrimento causado por um amor desaparecido.
Jamal Malik (Dev Patel, Tanay Hemand e Ayush Makesh Khedekar), o envolvido com tudo isso, é um protagonista que consegue ser super bem explorado durante as três épocas em que o filme se passa, remetendo os três atores citados anteriormente, junto com seu irmão Salim Malik (Azharuddin Mohammed, Ashutosh Lobo) e o amor perdido Latika (Freida Pinto, Tanvi Ganesh)
O
filme acaba não deixando desejar no desenvolvimento de nenhum dos
protagonistas ou dos antagonistas. A história também é explicada muito
bem nas deixas que o filme dá pelas perguntas do apresentador do
programa 'Quem quer ser um milionário?' Prem (Anil Kapoor), que também é
um personagem um tanto curioso na série, as vezes nos fazendo pensar
que está do lado de Jamal, e as vezes não.
A trilha sonora é fantástica, principalmente o tema principal do filme, que teve um clipe regravado pelas belíssimas Pusscat Dolls com o músico original da música Rahman, que compôs o hit Jai Ho, para o filme, que toca nos créditos da fita, seguido de uma ótima coreografia dançada por todo o elenco, na sua melhor performance.
A fotografia do filme segue de várias formas. Uma delas é tingida com um sépia fraco, que acompanha o clima quente e as vias claustrofóbicas das favelas e abafados pelo calor e pela areia de Mumbai, a outra fotografia é mais colorida, usada mais a noite ou nos interiores, principalmente quando os personagens já são adultos, como o reecontro de Jamal e Latika, ou durante o programa de Jamal Malik em busca de sua fortuna. De qualquer forma, a fotografia não prejudica em nada o filme.
A trilha sonora é fantástica, principalmente o tema principal do filme, que teve um clipe regravado pelas belíssimas Pusscat Dolls com o músico original da música Rahman, que compôs o hit Jai Ho, para o filme, que toca nos créditos da fita, seguido de uma ótima coreografia dançada por todo o elenco, na sua melhor performance.
A fotografia do filme segue de várias formas. Uma delas é tingida com um sépia fraco, que acompanha o clima quente e as vias claustrofóbicas das favelas e abafados pelo calor e pela areia de Mumbai, a outra fotografia é mais colorida, usada mais a noite ou nos interiores, principalmente quando os personagens já são adultos, como o reecontro de Jamal e Latika, ou durante o programa de Jamal Malik em busca de sua fortuna. De qualquer forma, a fotografia não prejudica em nada o filme.
A tentativa de hollywoodizar um filme bollywoodiano foi boa, mas não deu tão certo assim. O filme parece querer parecer sempre americano demais. Eu sei bem disso porque vi vários filmes bollywoodianos, até mesmo algumas paródias bollywoodianas e sei que o filme, se fosse 100% desenvolvido pelos indianos. jamais tomaria o mesmo rumo que tomou o original. Isso afeta aquele toque que um filme estrangeiro daria inicialmente. De qualquer forma, o filme é ótimo!
Creio que não achei defeito algum neste filme, além dos mínimos defeitos, como a má exploração da infância de Latika e de tudo que sofreu nas mãos dos 'exploradores indianos' e também alguns erros de continuação. Mas fora esses erros bobos, é um ótimo filme e mereçeu muito, em minha opinião, ganhar o oscar de melhor filme! Recomendadíssimo!
NOTA: ● ● ● ● ● (5/5) - Imperdível
D: Estava escrito
D: Estava escrito
Comentário muito bom, com muitos detalhes e imparcial!
ResponderExcluirE aproveitamos também para dar uma boa notícia para o público brasileiro.
Finalmente uma distribuidora brasileira vai exibir filmes indianos, a nível nacional. O primeiro filme será FANAA e a estreia será no dia 24 de agosto.
O filme será exibido em, pelo menos 9 estados e no Distrito Federal (continuamos a negociar mais salas em outros estados) em grandes redes de cinema nos principais shopping centers.
Mais informações podem ser encontradas nos sites:
http://www.bollywoodfilmes.com.br
http://www.fanaaofilme.com.br
facebook: bollywoodfilmes
facebook: fanaaofilme
Contamos com os amantes de bom cinema, para fazermos de FANAA um sucesso e o primeiro de muitos!
Obrigado