21.4.12

"A Perseguição" assusta e aflinge numa história tensa e poética sobre sobrevivência

Antes de assistir a este filme, haviam duas coisas que eu achava que seriam imutáveis. A primeira era que "Jogos Vorazes" permaneceria como a melhor história de sobrevivência até o final do ano, e a segunda era que eu pensava que sabia o quanto Liam Neeson é foda. 

EL AMANTE FELINO apresenta
A PERSEGUIÇÃO


Quando vi a notícia sobre o novo filme de Liam Neeson, eu honestamente esperava por uma bomba semelhante à "Desconhecido" (Unknown, 2011) ou "Fúria de Titãs" (Clash Of The Titans, 2010), mas ao me deparar com a satisfação dos críticos que mais acompanho, criei grandes espectativas para este filme. Afinal, ainda é Liam Neeson. 

"A Perseguição" (The Grey, 2012) conta a história de um grupo de trabalhadores que ficam presos no Alasca depois de uma queda de avião. Enquanto lutam para se manter vivos em temperaturas abaixo de 0º, eles se veem sendo caçados por uma alcateia que não os deixará em paz enquanto estiverem vivos. Entre os sobreviventes, está John Ottway (Neeson), um atirador perito em lobos que assume a posição de líder para manter seu grupo vivo por mais tempo que conseguir.

O filme começa apresentando o personagem de Neeson e seus dilemas pessoais, enquanto usa o ambiente de convivência para apresentar todos os outros ao seu redor. Ottway é um homem durão, frio e calculista por fora, mas bastante sentimental por dentro, estando em constante conflito com seu passado e com os pensamentos de sua falecida esposa, cuja história vai se revelando à medida em que o filme se desenvolve. Todos no elenco são muito carismáticos e dão um show de atuação em seus personagens muito bem estruturados - estrutura essa que a fita usa de confrontos e situações escassas para se formar fixamente e fazer com que você se importe até com o personagem mais silencioso entre todos. 

O fator tensão é trabalhado de modo exímio desde os primeiros momentos, e não só a tensão da sobrevivência, mas a tensão psicológica apresentada pela narração de Ottway que nos mostra bastante de sua mente perturbada, complementada essencialmente pela interpretação perfeita de Liam Neeson e sua voz sepulcral, que até parece uma deriva da atmosfera fria e sombria do longa. Esse clima rígido passado pelo filme também tem grande ajuda da direção de Joe Carnahan e o estilo de filmagem escolhido. Ao contrário de seu trabalho em "Esquadrão Classe A" (The A-Team, 2010), Carnahan utiliza aqui um método mais simples de filmagem, com a câmera geralmente acompanhando seus personagens, ou a movimentação do ambiente, além da estética das imagens, a fotografia descolorida e a iluminção e manipulação de sombras, que em muitas vezes usufrui da iluminação natural. 

A partir do momento em que o grupo de protagonistas passa a ser caçado pelos lobos, o filme se torna totalmente imprevisível. Você nunca sabe quando e como os predadores atacarão, e isso garante MUITOS sustos. Apesar de não ser oficialmente classificado como terror, este é um dos filmes mais assustadores que eu já conferi em 2012, e além dos pulos da cadeira, o longa consegue facilmente te fazer sentir medo e aflição. A mixagem de som não poupa latidos barulhentos e belos uivos por parte dos lobos, que, por sua vez, mostram-se animais frios e selvagens, porém honrados. 

Nesse quesito, "A Perseguição" tem uma certa semelhança com a franquia "O Predador". Os lobos tem suas regras e seu jeito de caçar, e um olhar profundamente assassino em todos eles. Há uma cena, por exemplo, em que o macho-alfa observa suas presas, e ele se mantém tão fixo que chega a parecer uma estátua, apenas com o olhar percorrendo precisamente cada um dos sobreviventes. Outro ponto bastante interessante é aquela coisa das pessoas revelarem quem realmente são em seus movimentos derradeiros, mostrando seus medos, seus amores, seus desesperos, tudo o que é verdadeiro sobre estas pessoas. Cada personagem faz isso do seu próprio jeito.

A trilha sonora original é uma mescla de estilos tribais com heróicos, usufruindo em boa parte de percussão, piano e violino em composições muito bonitas. Apesar disso, o silêncio é um dos grandes fortes do filme, que não precisa de uma música de suspense constante para criar imprevisibilidade. As cenas de ação, mais movimentadas, são acompanhadas por uma filmagem igualmente rápida que, mesclada ao barulho, transfere ao espectador uma sensação de adrenalina.

"A Perseguição" consegue, com ótimos personagens, história bem centrada e contada, tensão, sustos, uma atmosfera fria e uma pitada de humor leve que funciona, ser o melhor filme de 2012 até então. É, eu tinha dado esse título à "Drive", mas lembremos que este na verdade é de 2011. Absolutamente imperdível ver o implacável Liam Neeson em ótima forma novamente! "A Perseguição" é... DO CARALHO.

Nota: 10,0

0 comentários:

Postar um comentário