2.2.13

"O Lado Bom da Vida" cumpre o dever de ser bonito e divertido.

Ahhh poupai-vos da introdução, vamos à crítica!

O BIELL DE BOTAS apresenta
O LADO BOM DA VIDA 

Em "O Lado Bom da Vida" (Silver Linings Playbook, 2012) nos é contada a história de Pat Solitano (Bradley Cooper), um ex-professor substituto de história que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e anseia para reatar o relacionamento com sua mulher, Nikki (Brea Bee), mesmo sendo proibido de vê-la por restrição legal. Quando Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota conhecida de seu melhor amigo, oferece a Pat uma chance de barrar a restrição e se comunicar com Nikki contanto que ele seja seu parceiro em um concurso de dança, ele não consegue deixar de aceitar, vendo seu grande final feliz se aproximar cada vez mais.

Yup, yup, yup, pra você que leu a minha crítica do livro de Matthew Quick, o sobrenome de Pat no filme é Solitano, e não Peoples. Nop, nop, nop, eu não faço ideia do porque desta mudança, e já que já mencionei isso, falemos de como o filme adapta o livro. Primeiramente, quem leu o romance terá uma reação estranha a algumas partes do filme, mas o fato é que se trata de uma adaptação muito bem feita; alguns acontecimentos são trocados de lugar para não estender demais o longa (que, sendo uma dramédia, não pode ser tão comprido), o modo como o futebol americano é tratado é bastante manerado, Tiffany é melhor explorada, e a maioria dos personagens recebem excelentes caracterizações e interpretações.

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence são definitivamente os donos da cena, com atuações fortes e uma química perfeita, mas é claro que o mestre Robert De Niro - que interpreta o pai de Pat - não se deixa ser ofuscado. Chris Tucker também chama a atenção como Danny, o amigo de Pat do hospital psiquiátrico, e não se pode imaginar ninguém melhor que ele para o papel. 

A fita é uma dramédia muito divertida que balanceia perfeitamente seus momentos de drama e de comédia, e o tom do filme é tão simpático que o faz até parecer curto ao final da projeção, em seus 122 minutos de duração. O roteiro utiliza de todos os quesitos disponíveis para divertir o público; o relacionamento entre os dois protagonistas malucos, o futebol, a família, as amizades, e até mesmo a tentativa de Pat de recuperar sua ex-esposa.

A trilha sonora é magnífica! David O. Russell a aplica à sua obra de modo comparável a como Tarantino costuma fazer com seus filmes ultra-violentos, transmitindo o sentimento adequado de cada cena. Ela é composta por canções como "My Cherie Amour", de Stevie Wonder; "Girl From North Country", de Bob Dylan e Johnny Cash; "Silver Lining", de Jessie J (tema do filme), entre outras ótimas. Até Danny Elfman marca sua presença com algumas faixas instrumentais na trilha.

David O. Russell faz um ótimo trabalho na direção do filme, com dinâmicas de câmera e também incrível orientação do elenco, o que se faz notar bastante, por exemplo, em uma cena de discussão entre a família de Pat. O longa também tem uma ótima fotografia e iluminação, especialmente na cena do concurso de dança. 

O roteiro do filme avança talvez de uma forma diferente do livro, já que pode-se dizer que o livro não trabalha tão bem Tiffany quanto o filme faz. Uma vez que o livro é narrado sob a perspectiva de Pat, muito se fala sobre Nikki, Nikki e Nikki, sendo que o clímax da história é mais ligado à Tiffany. O filme consegue trabalhar Tiffany de modo melhor, sem esquecer a obsessão de Pat por Nikki. Por outro lado, o livro desenvolve melhor o relacionamento de Pat com seu irmão, amigos e o terapeuta Cliff Patel, que não se sobressai na fita. Mas enfim, não estou aqui para comparar o modo como duas artes diferentes exploram um enredo e sim para resenhar um filme.

"O Lado Bom da Vida" (Silver Linings Playbook, 2012) é mais divertido do que se pode esperar, e também lindo e inspirador. Ótimas atuações, ótimo roteiro, ótimas músicas e ótimos personagens recheiam esta ótima adaptação, que recomendo a todos que procuram por um bom filme divertido, artístico e bastante original.

Nota: 10,0

2 comentários:

  1. Além do filme - que mediante a sua crítica, aparenta ser muito bom - deve-se ressaltar a qualidade de suas resenhas Biel, são bem construídas e agradáveis de se ler. Parabéns pelo trabalho, e eu espero conferir logo "O lado bom da Vida". Vlw!

    ResponderExcluir
  2. 10,0?! Não vejo a hora de assistir esse filme. :)

    ResponderExcluir