19.1.13

"O Último Desafio" marca o retorno de Arnold Schwarzenegger de forma divertida e grandiosa!

Filmes de ação com mais história do que ação e entupidos de CGI? Nãnaninanão, not in his town. Not on his watch.

O BIELL DE BOTAS apresenta
O ÚLTIMO DESAFIO

Em "O Último Desafio", um líder de cartel fugitivo altamente perigoso segue com seus capangas até a fronteira do México para escapar da cola do FBI. Para chegar ao seu objetivo, Gabriel Cortez (Eduardo Noriega) terá de passar pela cidadezinha de Sommerton, onde os homens de Cortez se instalaram para inserir uma ponte móvel, criando uma passagem nessa fronteira. Porém, o xerife de Sommerton, Ray Owens (Arnold Schwarzenegger) não quer os bandidos por perto, e depois da morte de seu parceiro, não vai deixar Cortez passar sem uma luta.

Quando saiu o primeiro trailer de "O Último Desafio", pensei que seria um filme de ação muito contemporâneo, cheio de efeitos em CG e tudo mais. Mas não, o longa é feito no melhor estilo old-fashion, com explosões reais, sangue falso sendo jorrado, clima western e ao mesmo tempo oitentista, etc. Uma coisa muito legal sobre este filme é que ele não está simplesmente mostrando policiais descarregando armas em um bandido, ele está nos contando a história destes moradores da pequena cidade de Sommerton. Os personagens são todos devidamente apresentados ao público até que nos identifiquemos com eles, nos importemos com eles.

Arnold Schwarzenegger entrega uma ótima atuação, marcando sua volta ao cinema com o carismático xerife Ray Owens, que rouba todas as cenas em que está. Rodrigo Santoro também compõe bem seu personagem, e Johnny Knoxville está divertidíssimo, mas dos coadjuvantes quem se destaca mesmo é Jaimie Alexander, a Lady Sif de "Thor". Eduardo Noriega manda bem na atuação, mas não consegue chamar atenção entre o resto do elenco, deixando sua cena ser um pouco roubada até pela companheira de cena Charisma "Gostosa Para Cacete" Carpenter.

Jee-woon Kim dirige o filme com maestria, especialmente as cenas de ação de tirar o fôlego. Foi muito criativo fazer de Gabriel Cortez um piloto nato, criando o contexto para o seu Corvette ZR-1 modificado, que o clímax apresenta quase como um novo personagem, uma parte muito importante do filme. Falar sobre o carro já me leva a outro quesito; o jeito como o diretor trabalha a rivalidade entre os mocinhos e vilões.

Do lado dos bonzinhos, vemos apenas um grupo de delegados liderados pelo xerife Ray, com relativamente pouco armamento e usando o espaço limitadíssimo de sua cidade como campo de batalha. Do lado dos malvados, Gabriel Cortez tem praticamente um exército e um arsenal incrível. Jee-woon Kim usa isso para criar uma metáfora do velho versus o novo, o homem trabalhador versus a máquina à vapor, e esse é outro ponto que faz deste filme mais do que um simples longa de ação - é um longa de ação do cacete!

A trilha sonora, no entanto, é um problema. O desconhecido Mowg não faz ideia de como quer que sua música identifique o filme; como um bom western ou um épico orquestrado, e em nenhuma destas duas opções há sequer um tema principal marcante. Este filme, aliás, ficaria bom sem música nenhuma, sem trilha sonora, ainda que eu gostaria de que o longa tivesse ganho um merecido tema musical.

Mais pro terceiro ato, quando as histórias de Cortez e Owens estão para se cruzar, o clímax perde um pouco de sua força, mas o filme se mantém com ótima ação e humor. "O Último Desafio" é um mais do que digno cartaz de "Bem-Vindo de Volta" para o astro Arnold Schwarzenegger, e com certeza vai agradar aos velhos fãs e conquistar novos. Recomendado!

Nota: 8,5

0 comentários:

Postar um comentário