17.1.13

"O Lado Bom da Vida", de Matthew Quick, é extraordinário!

"Para pessoas diferentes se darem bem, basta o gosto comum por um time e um pouco de cerveja"


O BIELL DE BOTAS apresenta
O LADO BOM DA VIDA
de MATTHEW QUICK

"O Lado Bom da Vida" conta a história de Pat Peoples, um ex-professor de história que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e anseia para que o tempo separado que combinou com sua mulher, Nikki, logo termine. Porém, ao voltar para a casa de seus pais, tem um relacionamento instável com a família e o modo como as coisas mudaram o faz perceber que ficou muito mais tempo no hospital psiquiátrico do que imaginava, e que há vários buracos em sua memória. Isso ameaça seu reencontro com Nikki, e mesmo acreditando com toda a sua força em finais felizes, tudo muda quando conhece uma garota igualmente perturbada chamada Tiffany.

O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de Pat, e no presente, o que é realmente ousado da parte do autor, já que uma narração dessas é difícil de se escrever e muitos não sabem completamente como usá-la (eu, por exemplo, não aguentei ler mais que um capítulo de "Jogos Vorazes" por conta disso). Mas felizmente, Matthew Quick faz muito bom uso desse tipo de narrativa e o livro não se torna chato nem parece difícil de ler. Muito pelo contrário, é uma leitura agradável, uma história muito bem escrita do ponto de vista de um personagem extremamente carismático.

Ainda abordando a escrita, ressalto que esse é o primeiro livro em que não encontro sequer um erro de tempo ou ortografia - e considerando que foi escrito no presente, seria ainda mais fácil escorregar e escrever uma sentença no passado, erro bastante comum

Agora vamos aos personagens; como já relatado ali em cima, Pat é um personagem muito carismático. Sua perseverança e o poder de sua força de vontade fazem com que o leitor compartilhe de sua crença em finais felizes e torça por ele, e quando há um certo plot twist, queremos apenas que ele encontre sua desejada paz. Tiffany também tem seu charme, mas é trabalhada de uma forma bastante diferente do protagonista (afinal a história é contada do ponto de vista dele). Na família de Pat, seus pais são dois personagens muito bem desenvolvidos que realmente atiçam nossa curiosidade.

Um dos personagens mais legais do livro é o terapeuta de Pat, o dr. Cliff Patel, com quem o mesmo cria um relacionamento forte, já que vê bastante otimismo e afeto no doutor. Ele também conquista o leitor e  o modo como ele trabalha com Pat mostra-se interessante, o que inclui o time de futebol americano pelo qual ele e sua família são fanáticos; os Eagles - e esse é, aliás, um ponto bastante importante na história.

Devo destacar que esse é o livro que terminei mais rápido, tendo o lido em quatro dias (normalmente sou muito lento pra ler), e deixo esse atestado mais pessoal só para acrescentar que a história te suga com todas as forças e te faz querer ler e ler para saber o que acontece depois, e com uma imprevisibilidade incrível, não se sabe se o final de Pat será feliz ou triste até que a última linha seja lida. Há muitas cenas simbólicas e marcantes no romance, e uma dinâmica bastante criativa do autor em um capítulo específico, o que só o torna mais e mais agradável.

"O Lado Bom da Vida" é um livro que deixo recomendado para qualquer um, basta não ter nada contra ler. É uma história promissora e emocionante, movida por personagens excelentes com dinâmicas divertidas e bem exploradas. É uma história sobre um homem feliz e forte o suficiente para lutar por suas crenças, o que o leva à questionamentos sobre a realidade e entre outras coisas. Aguarde pela crítica do filme, estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, que certamente estarei na estreia para conferir!

Nota: 10,0

1 comentários:

  1. Esse eu não posso ler, pois não quero saber o que esperar desse filme que é um dos que mais espero esse ano. :)

    ResponderExcluir