28.11.12

BL Clássicos: "Os Desajustados" (The Misfits, 1961)

É, vou começar a postar no BL Clássicos também, então vamos lá!

O BIELL DE BOTAS apresenta
OS DESAJUSTADOS


"Os Desajustados" (The Misfits, 1961), último filme completo com Marilyn Monroe e Clark Gable, conta a história de Roslyn Taber (Monroe), uma sensível jovem que acaba de se divorciar e vai passar um tempo na casa do piloto Guido (Eli Wallach) e do cowboy Gay Langland (Gable). Roslyn repudia a atividade de Gay e seus companheiros em capturar cavalos que serão mortos para virarem comida de cachorro, enquanto o mesmo não vê problema nenhum com isso. Dentro desse desentendimento, nasce um complicado romance entre os dois.

Esta é uma das melhores atuações - se não a melhor - de Marilyn Monroe, que como de costume, rouba cada cena que compartilha com o resto do elenco. Entre estes, o que melhor se destaca é o excelente Clark Gable, compondo perfeitamente um homem durão, mas ao mesmo tempo gentil e com um lado frágil exposto aos poucos. Eli Wallach também está ótimo como Guido, personagem que acabamos não amando tanto quanto os dois protagonistas. Thelma Ritter, que interpreta a amiga de Roslyn; Isabelle Steers, é outra que conquista o público com seu carisma.

A ambientação western do filme numa Nevada do início dos anos 60 o caracteriza bastante, assim como o contexto da garota urbana em meio aos cowboys e peões. É bastante notável que o longa é inteiro sobre mudanças; ao mesmo tempo que o roteiro mostra Roslyn se adaptando a este mundo, até então desconhecido para ela, bastante foco é dado ao modo como a presença da garota traz mudanças a cada um dos personagens

Guido é um ex-combatente de guerra e viúvo, Gay é um pai divorciado que vê os filhos de vez em quando, e Perce (Montgomery Clift) é um peão com problemas familiares - basicamente, homens solitários cujas vidas são balançadas com a chegada de uma doce garota da cidade. Uma vez que todos são homens bastante durões, suas atividades perigosas (caça, rodeio e etc) cada vez mais despertam a sensibilidade de Roslyn, e sua preocupação - excessiva, aos olhos dos peões - acaba criando vários dilemas que contribuem para o desenvolvimento de cada personagem até os últimos minutos da fita. 

A direção de John Huston é excelente, contando com um ótimo trabalho em filmagens aéreas e de perseguição a cavalos. A coordenação de voo para as cenas em que Guido pilota seu avião é impecável, assim como o treinamento dos animais como cavalos e touros, que estrelam cenas muito bem feitas e de cair o queixo. Apesar destes padrões técnicos excelentes, o único ponto negativo da fita é justamente técnico, sendo este a iluminação. Em cenas diurnas são ok, mas a maioria das cenas noturnas não convencem de que realmente se passam à noite, sendo isso atestado apenas por falas dos personagens ou por cortes que mostram o céu escuro.

"Os Desajustados" é um drama que te faz esquecer qualquer outra coisa enquanto você está assistindo a ele, e apesar de um pequeno defeito visual, o filme tem tudo o que precisa (e mais) para ganhar o amor do espectador. Tem história, contexto, ótima qualidade técnica e um elenco super talentoso liderado por uma das mais talentosas atrizes que já viveram; recomendadíssimo!

Nota: 10,0

1 comentários:

  1. Esse eu irei deixar mais para frente quando for fazer uma maratona de todos os filmes da Marilyn Monroe, parece ótimo mesmo. :D

    ResponderExcluir