2.12.12

BL Clássicos: "Como Agarrar um Milionário" (How To Marry a Millionaire, 1953)

Dinheiro... Dinheiro é sempre o motivo!

O BIELL DE BOTAS apresenta
COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO

Em "Como Agarrar um Milionário" (How to Marry a Millionaire), Schatze Page (Lauren Bacall), Pola Debevoise (Marilyn Monroe) e Loco Dempsey (Betty Grable) são três amigas que alugam o apartamento de um figurão para aplicarem golpes de casamento em milionários. O problema é que algumas coisas inesperadas acontecem, e mudam totalmente o plano das golpistas...

O roteiro divide bem o protagonismo entre as três atrizes principais, e estas, por sinal, fazem um excelente trabalho com suas personagens. Schatze é a líder, com postura, charme e confiança, interpretada de forma exímia por Lauren Bacall. Loco tem um certo charme, mas sua característica é ser azarada e burra, o que vive colocando-a em situações complicadas. Pola é, de longe, a personagem mais simpática e adorável do longa; ela é sensual, mas inocente, e apesar de não enxergar quase nada sem óculos, não os usa com medo do que os homens podem pensar dela, e isso a faz se atrapalhar bastante.

Cameron Mitchell também se faz notar no papel de Tom Brookman, um milionário que vive tentando conquistar Schatze Page sem que a mesma saiba que ele tem muito dinheiro. É notável que a maior parte do humor do filme deriva de seus ótimos personagens e os contextos e cenários nos quais os roteiristas os inserem e como o diretor Jean Negulesco os guia. Há uma grande diversividade de cenas dinâmicas de comédia em situações cômicas, e estas são muito bem trabalhadas por Negulesco. A direção para qual o enredo vai caminhando só te deixa cada vez mais curioso sobre como aquilo tudo vai acabar, e resulta num final satisfatório para uma fita divertida. 

A trilha sonora é ótima, assim como a coloração do filme. Os figurinos se destacam bastante, sendo do começo ao fim bem variados, o que dá um charme a mais para o longa. Tal característica é bem explorada principalmente pelos cenários para os quais a trama leva nossas protagonistas. Por exemplo, no segundo ato, Loco vai para Maine, enquanto Pola faz uma viagem de avião, onde parte do desenvolvimento da personagem se passa. Nestes contextos, surgem visuais diferentes dos vistos nas festas de gala e convenções frequentadas pelo trio para fisgar os ricaços. 

"Como Agarrar um Milionário" é uma excelente comédia que diverte o tempo todo, seja com carisma ou com humor. É um filme sobre a ganância versus o amor, um duelo no qual não importa para que lado você torce, você acaba se entretendo de qualquer jeito!

Nota: 9,5

1 comentários: